O nome Miguel, vem da língua hebraica e significa “Quem como Deus?” São Miguel é o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica, além de ser o chefe supremo do exército celestial. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal. Padroeiro dos paraquedistas, paramédicos e nas batalhas da vida.

 

São Miguel e o Combate Celeste

 

Seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: a primeira está no capítulo 12 do livro de Daniel. A segunda está na carta de São Judas e a terceira, no capítulo 12 do livro do Apocalipse, sendo esta última a mais importante:

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos” (Ap 12, 7-9).

 

Príncipe da Igreja

 

Sabe-se, pelo livro do profeta Daniel, que cada país tem o seu próprio anjo designado por Deus para protege-lo. São Miguel era o protetor de Israel, povo escolhido de Deus. Após a vinda de Jesus, ele tornou-se príncipe e protetor da Igreja, mantendo sua missão de proteger o povo escolhido de Deus, que agora não estava presente apenas em uma nação, mas em todos os povos.

Cabe a ele, a grata tarefa de introduzir as almas salvas no Paraíso. Rico em misericórdia, ele é um grande intercessor nos últimos instantes de vida e tem o poder de ir ao purgatório retirar as almas de lá.

 

Intercessor no Combate ao Mal

 

São Miguel venceu a batalha no Céu, mas o dragão e seus anjos caíram na Terra e hoje perseguem os filhos de Maria, a quem foi dado o poder de esmagar a sua cabeça, como também nos mostra o livro do Apocalipse. Por isso, a missão de São Miguel ainda não acabou. Ele continua combatendo os espíritos malignos que andam pelos ares com o objetivo de nos fazer pecar e assim perdemos a vida eterna no Reino Celeste.

Por isso, São Miguel Arcanjo é sempre invocado nos momentos de batalha da vida, de grandes dificuldades ou perseguições, quando estamos lutando contra algum vício ou quando nos afastamos de Deus, mas buscamos o seu perdão.

São Miguel também é invocado quando desejamos viver bem as virtudes para alcançar a santidade, pois ele soube ser humilde ao dizer que não existe ninguém como Deus, ele viveu a caridade, pois amou a Deus com todo o seu ser, ele venceu Lúcifer ao proclamar a verdade da glória divina.

 

Aparições de São Miguel Arcanjo

 

São muitas as aparições de São Miguel relatadas ao longo da história da Igreja. Uma das mais conhecidas aconteceu no alto do Monte Gargano, quando um pastor, querendo obrigar um novilho a sair de uma caverna onde se refugiara, atirou uma flecha lá dentro, a qual retornou com a mesma velocidade, ferindo o pastor.

Este fato chegou aos ouvidos do Bispo de Siponto, que entendeu como um sinal de Deus. Assim, ordenou um jejum de três dias em toda a diocese, pedindo ao Senhor que revelasse o que se tratava. Após os três dias, apareceu-lhe o Arcanjo São Miguel declarando que o Senhor queria que naquela caverna fosse uma igreja, para reviver a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção.

 

Devoções à São Miguel Arcanjo

 

Dentre os três arcanjos, São Miguel é aquele a quem mais é difundida devoções, orações, terços e ladainhas. A Quaresma de São Miguel, iniciada por São Francisco, é seguida por muitos fiéis como uma forma de penitência para alcançar a libertação de todos os males.

O Rosário de São Miguel também é outra devoção amplamente utilizada pelos fiéis católicos com o objetivo de alcançar a proteção e intercessão, não apenas de São Miguel, mas de todos os coros angélicos. Veja neste artigo como reza-lo. (inserir o link do artigo).

 

Oração à São Miguel Arcanjo

 

Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.

Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai todas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.

Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!

Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente
e conduzi-me nos caminhos da paz.

Amém

 

São Miguel Arcanjo, rogai por nós!

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.