Santa Cecília, com sua história, nos inspira a seguirmos no caminho de Amor a Deus. Nascida em uma rica família cristã por volta dos anos 150 d.C., desde muito cedo entregou sua pureza de coração e de corpo a Deus.

Como era costume, foi dada em casamento a um jovem, Valeriano, mas, como não queria romper sua promessa ao Pai, na noite de núpcias, conversou com seu esposo sobre ter feito voto de castidade, e sobre todas as maravilhas de Fé e da Glória de seguir esta vocação.

Valeriano compreendeu seus motivos e, após contar a seu irmão Tibúrcio, converteu-se naquela mesma noite juntamente com o irmão, recebendo o Batismo.

Cecília então agradecida e maravilhada com a Graça recebida cantou a Deus: Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida. Um canto tão profundo vindo de seu coração que envolveu a cada um dos presentes fazendo com que fosse lembrada como a protetora da Música e dos Músicos.

Sabendo deste acontecimento, o prefeito de Roma, Turcius Almachius, ficou furioso, principalmente pela conversão dos irmãos, chamando-os e impondo que desistissem de sua decisão, o que foi negado por ambos pois estavam amplamente alimentados pela fé. Impôs que lhe fossem entregues todos os seus bens o que também foi negado. Assim foram decapitados.

Santa Cecília também foi chamada ao conselho a fim de que desistisse de sua fé, o que não o fez, deixando a todos os presentes admirados com sua força e coragem. Interrogada sobre onde estava o tesouro dos irmãos, disse-lhes que já tinha sido doado aos pobres. Diante disso o prefeito ordenou que trancassem Cecília em uma sala de vapores em seu próprio castelo a fim que definhasse até morrer, o que não ocorreu.

Foi então condenada à morte recebendo três golpes de machado em seu pescoço. A santa os recebeu mas ficou caída por terra por três dias e todos que dela se aproximavam, recebiam conselhos e encorajamento de fé.

Celebramos seu dia em 22 de novembro, dia da Música e dos Músicos. A Música e todos os seus elementos: ritmo, harmonia, intensidade, altura, silêncio, tem uma grande influência em vários aspectos de nossas vidas como a saúde física, mental e espiritual.

Este conhecimento possibilitou o desenvolvimento da Musicoterapia que é uma graduação da área de saúde, que auxilia a que tenhamos estes aspectos de nossas vidas trabalhados para que possamos ter uma vida com melhor qualidade e bem-estar.

Agradeçamos a Santa Cecília por ter contribuído para que nossa fé se fortaleça e que tenhamos a possibilidade de seguir no Caminho de Deus.

Viva Santa Cecília!

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.