Um novo ano começa e com ele vem novas expectativas, novas esperanças junto ao desejo de renovação e de realização. O ano de 2022 está aí abrindo as portas para que uma nova etapa em nossas vidas aconteça com tudo de bom que queremos.

Porém, não podemos nos esquecer que estamos vivendo em um momento diferenciado em nossa existência.  A pandemia, com todas as suas consequências, continua e precisamos seguir, de maneira consciente, nossas vidas. E, para que isso aconteça, precisamos modificar nossas atitudes estabelecendo um foco positivo que possibilitará uma nova relação com nossos problemas e possíveis sofrimentos advindos deles.

Para que isto se torne possível necessitamos nos organizar para que possamos fazer escolhas que nos permitam lidar melhor com tudo o que nos cerca.

“Com a organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo, e bem feito.”  (Pitágoras)

 

Começar um processo de organização, em qualquer aspecto – pessoal, material, profissional, espiritual – não é nada fácil. É preciso disponibilidade, comprometimento e adesão.

A palavra organização tem origem no grego “organon” que significa instrumento, ferramenta.

Sendo assim, a organização se apresenta com um meio facilitador para que possamos efetivamente ter uma vida mais plena e com melhor qualidade.

Organizar nossas atividades diárias, nossos compromissos, nossas responsabilidades com o auxílio de um planner, de uma agenda; organizar nossas casas, nossas gavetas e armários, despegando de muitas coisas que, na maioria das vezes, adquirimos sem pensar apenas para que possamos dizer que temos algo, tornará a vida mais leve e com a possibilidade de realizar nossos propósitos.

Quando pensamos em propósito de vida, precisamos pensar também em espiritualidade. É preciso entender que espiritualidade não é religião. A espiritualidade é a procura de sentido para a vida em conexão com algo maior que si próprio e com o cosmos. Porém toda a religião precisa da espiritualidade para se desenvolver.  Afinal, como nos afirma o padre jesuíta e teólogo Pierre Teilhard de Chardin: “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.”

Portanto, para que possamos viver em plenitude, há a necessidade de nos organizarmos também espiritualmente planejando momentos de conexão com Deus por meio de nossas orações, meditações.

Esta prática diária permitirá que escutemos aquilo que realmente importa em nossas vidas, eliminando os excessos, desapegando de coisas desnecessárias, possibilitando descobrir nosso verdadeiro propósito, exercendo nossos dons e talentos, permeados pelas virtudes para que possamos fazer de nossas vidas e de nosso mundo um lugar melhor para viver.

Que nossos corações se abram para este novo momento que nos é presenteado em 2022.