Santo Agostinho assim como sua mãe Santa Mônica são de origem africana, da região de Tagaste onde hoje é a Argélia. Na época esta região era dominada pelos romanos, o povo era dividido em cristãos e pagãos, e na família de Agostinho não seria diferente: sua mãe era cristã e seu pai pagão.

Como seu pai foi um homem ausente e muito rude com a mãe e os filhos, Agostinho recebeu educação cristã de Mônica que percebeu que seu filho desde muito cedo tinha uma grande capacidade intelectual. Agostinho, porém, só se converteu ao cristianismo muitos anos depois. Ele viveu sua juventude entre teatros, escolas e a vida boêmia. Chegou a viver com uma mulher e teve um filho chamado Adeodato.

 

Após a morte de seu pai, que um ano antes de adoecer havia se convertido ao cristianismo, Agostinho se dedica de cabeça aos estudos, principalmente na área da retórica. Foi viver em Roma onde lecionou durante muitos anos, sempre vigiado por sua mãe Santa Mônica, conhece Santo Ambrósio e ao ouvir seus profundos e famosos Sermões finalmente se converte ao cristianismo e muda de vida totalmente.

 

Ele tinha trinta e três anos quando se converteu e faleceu aos setenta e seis, foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Com a morte de sua mãe, Agostinho retorna à África e funda sua comunidade cristã. Hoje Santo Agostinho é um dos maiores filósofos da Idade Média, escreveu diversos textos sobre a existência de Deus e a busca do homem pela verdade através da iluminação divina.

 

Vale à pena conferir suas obras; seu legado continua vivo até os dias de hoje. Foi nomeado doutor e filósofo da Igreja e padroeiro das pessoas que possuem doenças nos olhos e nos ouvidos. Também é o protetor de todos os editores. 

 

 CLIQUE NA ORAÇÃO E CONFIRA NOSSAS PEÇAS