Nascido em berço de ouro, Roque, francês da cidade de Montpellier ao chegar à fase da adolescência fica órfão de pais, e através de uma atitude que muitos possam considerar absurda, ele vende toda a sua herança e distribui para os pobres. Passa a viver peregrinando pelos cantos de seu país até caminhar com destino a Roma.

 

Foi durante seu trajeto que deparou-se com locais completamente infestados pela peste negra, sempre encontrava à beira das estradas pequenos vilarejos de doentes que haviam sido isolados das demais pessoas para evitar o contágio. Ali aquelas pobres pessoas permaneciam até morrerem, abandonados à própria sorte, sofrendo as terríveis dores causadas pela moléstia.

Roque olhava além da doença, ele enxergava no rosto daquelas pessoas o rosto de nosso Senhor Jesus Cristo e não exitou em se lançar de corpo e alma na missão de ajudar os enfermos.
Sendo iluminado pelo Espírito Santo, logo adquiriu o dom da cura salvando várias vidas, ganhando assim fama de santidade. Após trabalhar em vários vilarejos auxiliando os doentes, finalmente chega à Roma, onde permaneceu durante três dias rezando sobre os túmulos de São Pedro e São Paulo. Decidido a continuar seu trabalho com os doentes, Roque peregrina pela Itália encontrando vários doentes incuráveis.

Certa vez, durante o cuidado com os doentes se descuidou e ao perceber que havia um ferimento em sua perna, se viu contaminado pela peste. Toma a difícil decisão de permanecer só em meio as florestas e lá foi amparado por Deus. Foi um cão que encontra Roque doente e passa todos os dias a levar-lhe alimentos, seu dono percebe a ação do animal e através do bicho encontra Roque. Comovido ele ajuda na recuperação do milagreiro que quando se restabelece decide voltar para sua cidade natal Montpellier.

 

Infelizmente eram tempos de guerra e Roque foi preso e levado ao cárcere passando cinco anos sofrendo calado com a injustiça. Lá dentro continua praticando a caridade e levando a palavra de Cristo aos prisioneiros, aliviando seus pesos e convertendo vários. Roque morre dentro da prisão e ao ser tocado pelo pé manco de um dos carcereiros que estava tentando constatar que ele havia realmente falecido, por milagre imediatamente o homem passa a andar normalmente. Este foi o primeiro milagre de São Roque após seu falecimento. 

São Roque foi canonizado pelo Papa Gregório XIII, suas relíquias estão depositadas até os dias de hoje na basílica dedicada a ele em Veneza, é considerado o santo Protetor contra todas as Pestes.