São Geraldo Maria Majela nasceu no dia 23 de abril de 1726, em Muro na Itália, de pais pobres, mas fervorosos cristãos. Quando pequenino, estando na Igreja, o Menino Jesus desceu dos braços de uma imagem da Divina Mãe e veio brincar familiarmente com ele. A Santíssima Virgem conversou com Geraldo e lhe sorriu. O Arcanjo São Miguel veio trazer-lhe a Santa Comunhão, pois com oito anos já ardia em desejos de receber o Pão dos Anjos.

Aos 22 anos entrou como Irmão Leigo na Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, onde desempenhou os ofícios humildes de alfaiate, jardineiro, sacristão, porteiro e enfermeiro, dando sempre em tudo provas das virtudes mais eminentes.

São Geraldo tinha o dom da bilocação, ou seja, pelo poder de Deus, tinha a capacidade de estar presente em dois lugares ao mesmo tempo. Ele ficou conhecido por causa dos seus dons supernaturais como profecias, visões e êxtases, quando, nesses momentos, podia-se ver seu corpo erguer-se do chão.

Ele também tinha notável conhecimento e aprendia com facilidade. Embora não fosse padre, seus conselhos espirituais eram procurados pelos clérigos e comunidades de religiosas nas quais ele dava conferências. Obtinha grande sucesso em converter pecadores e ficou famoso pela sua santidade e caridade.

Ainda em vida, São Geraldo ressuscitou um garoto que tinha caído de um rochedo; abençoou a fraca provisão de trigo de uma família e ela durou até a colheita seguinte; várias vezes multiplicou o pão que distribuía aos pobres.

“Amar a Deus; estar unido a Deus; fazer as coisas por amor a Deus; amar aos irmãos por amor a Deus; sofrer por Deus. Minha obrigação é fazer a vontade de Deus”. São Geraldo escreveu essas palavras, resumindo o seu desejo de servir a Deus e aos irmãos, a pedido do seu diretor espiritual.

Ele morreu na Itália, no dia 16 de outubro de 1755, vítima de uma tuberculose. Rapidamente seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres são creditados à sua intercessão. Em 29 de janeiro de 1893, ele foi beatificado pelo Papa Leão XIII. Foi canonizado no dia 11 de dezembro do ano 1904, através do Papa Pio X. Sua festa é comemorada no dia 16 de outubro.