São Cristóvão nasceu com o nome de Réprobo na região da Palestina. Era alto e musculoso, um verdadeiro gigante comparado aos demais homens. Por ter um aspecto físico que causasse espanto, foi convocado para se tornar guerreiro, e bastava apenas sua presença para causar amedrontamento no exército inimigo.

Cristóvão cansado de seguir reis fúteis e caprichosos abandona seu oficio e parte à procura de quem fosse o mais poderoso e maior de todos para assim servir apenas a este. Pensou muito e descobriu que não havia pessoa que não se colocasse de medo ao ouvir o nome de satanás,
então se coloca a serviço do anjo caído.

Não demora muito e o homem gigante se decepciona novamente, Cristóvão observou que seu senhor evitava a todo custo cruzar o caminho onde houvesse uma cruz, o símbolo de Jesus Cristo. Foi então que ele decide abandonar o anjo do mal e passa a procurar pelo Senhor.

Orientado por um eremita, Cristóvão passa a praticar a caridade assim como Jesus fizera, abandona as armas e as lutas e passa a ajudar viajantes. Sua maior função era a de transportar as pessoas de uma margem à outra cruzando um rio profundo.

Sua força física foi colocada em teste, certo dia um menino sobe em seus ombros e Cristóvão se põe à ajuda-lo a atravessar o rio, no meio do caminho a criança ficava mais e mais pesada, porém o homem em momento algum desiste ou abandona a carga, ele termina o trajeto e comenta que parecia estar carregando o peso do mundo nas costas. O menino responde: “Não carregou o mundo, mas sim seu Criador”. Assim Jesus se revelou a ele e o convidou a ser seu apóstolo.

O homem gigante muda seu nome para Cristóvão que significa “carregador de Cristo”,   passa a peregrinar levando a palavra de Cristo à todas as pessoas. Quando chega à Síria foi preso pelo Imperador Décio, mesmo preso consegue converter seus carrascos e mulheres que foram colocadas para testar sua fé. Irado o Imperador ordena que Cristóvão passasse por flagelações, torturas e por fim fosse decapitado.

Pelo trabalho que desenvolveu através da caridade ficou conhecido como o protetor e guia dos condutores e motoristas

Oração a São Cristóvão

Senhor que dissestes: “Quem vos recebe, a mim recebe”;
e mais: “Quem não toma a sua cruz e me segue,
não é digno de mim”.
Fazei com que o bem-aventurado Mátir São Cristóvão,
aumente em nós, o amor de vosso nome e tenhamos
a felicidade de ver-nos em nosso irmãos no caminho
da vida.
Amém
.
.
.
Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.