A Santa Igreja Católica possui Santas e Santos que contribuíram com seu testemunho de fé para a construção do Reino celestial. Destacamos Santa Mônica (382-387), mãe de Santo Agostinho que pela oração conseguiu interceder por seu filho, convertendo-o ao Cristianismo.

 

 

Santa Mônica

 

Santa Mônica constitui verdadeiro exemplo de oração e perseverança. Na oração percebemos a entrega total a Deus de uma situação que lhe produzia muita aflição, seu filho Agostinho, que estava perdido nos prazeres do mundo e lhe trazia muitas dificuldades. Após longos anos de oração e permanente suplica a Deus o filho se converte.

Na perseverança da mãe, aparece a continua manifestação do amor pelo filho, que se encontrava perdido. O filho, Agostinho, por sua vez, manifesta o Cristo em seu interior. Eis o desejo da mãe, “uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.

 

 

Santo Agostinho

 

Santo Agostinho (séc. IV) testemunhou a fé e escreveu diversas obras que fundamentam a teologia e filosofia Cristã do Ocidente. Em seu livro: Confissões, ele relata como foi seu processo de conversão e as maravilhas do encontro com nosso Senhor Jesus Cristo. Ao descrever que tarde amou a maior beleza de todas, nos mostra a grandeza de sua descoberta, a verdade no seu íntimo: “Eis o Senhor meu Salvador aquele que mora em mim e que revela Deus em meu interior”.

O reconhecimento do filho também é um dos pontos centrais para o inicio da sua conversão. Escreveu o Santo Agostinho: “ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.

Santo Agostinho combateu diversas heresias da Igreja primitiva e constituiu um verdadeiro corpo doutrinário da Igreja. Neste sentido destacamos também a obra: Do Mestre (De Magistro) que apresenta em detalhes o ensinamento de Cristo na alma. A verdade revelada em seu interior.

Deste modo, é o testemunho dos Santos e Santas da Igreja católica que nos aproxima da revelação da verdade e do Cristo que caminha conosco em busca da eternidade. Estes homens e mulheres nos inspiram a seguir mais de perto o Cristo em nosso cotidiano.

 

 

 

 

Prof. Dr. Schuck N.
Doutor pela Puc SP.

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.