“Nascida forte” é o significado grego do nome Efigênia, que diz muito sobre a garota que se tornaria uma santa. Também chamada de Santa Ifigênia, era filha do rei da Núbia, Égipo, portanto era princesa e tinha um irmão, Efrônio.

Nascida num local onde os habitantes encontravam-se perdidos no paganismo, Efigênia se converteu ao cristianismo, sendo batizada por São Mateus. Chegou a fazer até seu voto de castidade, recusando propostas de casamento como a de seu primo, Hitarco, pois pretendia dedicar sua vida à oração e ao apostolado.

Sua conversão a Jesus Cristo fizeram com que os sacerdotes idólatras convencessem o rei a sacrificar a própria filha aos deuses pagãos: se assim procedesse o rei se faria imortal. Deslumbrado pela possibilidade de viver para sempre, o pai de Efigênia entregou sua filha para ser sacrificada e queimada.

No momento de ser imolada, cheia de fé, invocou com confiança o nome de Jesus. Nesse momento apareceu-lhe um anjo, que a salvou das chamas, conduzindo-a de volta ao palácio real. Nesse mesmo dia, o Príncipe Efrônio, seu irmão, adoeceu gravemente. Apesar dos esforços dos sacerdotes magos, veio a falecer.

O imperador Égipo, aturdido pelos acontecimentos, permitiu que São Mateus viesse visitar o filho. São Mateus impôs as mãos no falecido e restituiu-lhe a vida. A partir deste momento o imperador permitiu que o Evangelho fosse pregado por toda a Etiópia. Porém, Efigênia recusava-se a casar com o príncipe Hitarco.

O pai mandou incendiar o convento e matar são Mateus, que também protegeu Efigênia, pois já a consagrara a Deus para sempre. Sabe-se que Efigênia fundou um Mosteiro e que ela própria o salvou das chamas, invocando o nome de Jesus. Eis porque a Santa traz em suas mãos uma casa e tornou-se símbolo de todos aqueles que buscam a salvação do lar e lutam para ter uma casa própria.

Efigênia, entristecida com a morte de seu protetor São Mateus, vendeu todos os seus bens e mandou construir um suntuoso templo em honra do Apóstolo. Sendo muito ligada a São Mateus, a quem deveu a sua conversão, Santa Efigênia tem a sua festa associada a do apóstolo.