Os Arcanjos de acordo com a Doutrina da Igreja Católica são seres espirituais dotados de capacidades transcendentais podendo transmitir mensagens e proteger pessoas que os invocarem com fé.

Este três Arcanjos são os mensageiros principais, dos sete arcanjos mencionados no texto bíblico, sua importância se deve ao significado da mensagem.

“A existência dos seres espirituais, não corporais, a que Sagrada Escritura chama habitualmente anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a este respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição” (Catecismo da Igreja Católica, § 328-332)

No entendimento de Santo Agostinho: “Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz. Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam constantemente a face de meu Pai que está nos céus (Mt 18,10), são poderosos executores da sua palavra, obedientes ao som de sua palavra” (Sl 103,20). ”

Ao nos referirmos a estes seres espirituais, os Arcanjos, ou seja, os mensageiros principais, lembramos que eles possuem vontade própria e são dotados de capacidades superiores. Na hierarquia celeste cumprem papel fundamental de mensageiros de Deus.

Para entendermos melhor precisamos compreender que Cristo é o Centro do mundo Angelical.

“Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus anjos (Mt 25,31). São seus porque foram criados por Ele e para Ele: Pois foi n’Ele foram criadas todas as coisas, nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis: tronos, dominações, principados, potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele” (Col 1,16).

 

Devido à importância dos Arcanjos a Igreja dedica um dia a eles em sua liturgia. Miguel, Rafael e Gabriel possuem um significado muito forte também na proteção as crianças.

O Arcanjo São Miguel é considerado o mais importante, pois lutou e venceu o Diabo. É considerado o guardião do Trono Celeste. É o padroeiro da Igreja Católica. Alem de padroeiro da Alemanha, é considerado também aquele que guarda os portões do Paraíso. É o arcanjo mais próximo de Deus.

O Arcanjo São Rafael é o responsável pela saúde física e espiritual. A sua devoção ocorre por suas intercessões e mensagens aos doentes de corpo e alma. É o arcanjo protetor dos doentes, o arcanjo São Rafael, cujo nome significa “Deus cura” ou “medicina de Deus”, é o guardião da saúde dos seres humanos, física e espiritual. Ele surge no Antigo Testamento no livro de Tobias, a quem restitui a visão ao pai de Tobias.

O arcanjo afirma no livro de Tobias: Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor” (TOBIAS, 12). Neste mesmo livro do antigo Testamento, o pai de Tobias é curado da cegueira com o fel do grande peixe que tentou devorar Tobias. Deste modo, é conhecido como o arcanjo que restitui a saúde aos enfermos.

O Arcanjo São Gabriel é o anunciador de São João Batista e do Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao anunciar para Santa Isabel o precursor e para Santa Maria o Salvador nos traz a mensagem da redenção e da esperança na vida eterna que nos é revelada por Cristo. A força de Deus. Seu nome significa força de Deus e minha proteção. É representado por uma trombeta que anuncia a mensagem de Deus. É o padroeiro e protetor dos correios.

Portanto, estes três arcanjos, mensageiros importantes, são os mais relevantes na hierarquia celeste devido à importância de suas mensagens e das suas batalhas contra o inimigo.

 

 

 

 

Prof. Dr. Schuck N.
Doutor pela Puc SP.

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.