Chamamos de terço a oração compreendida por 5 dezenas de ave-maria intercaladas por um Pai Nosso e que compreendia a terça parte do Rosário, que antigamente era composto por 15 dezenas. Porém, o terço não surgiu de uma única vez. Para assumir a forma como conhecemos hoje, foram necessários alguns séculos e diversos fatores foram fundamentais:

 

A Oração dos Leigos

 

O rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos bíblicos eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.

Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-nossos”. No início, os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. Foi a origem do instrumento que chamamos de terço.

 

A Oração da Ave Maria

 

Podemos dividir a oração da Ave-Maria em duas partes. A primeira parte é formada por duas saudações bíblicas: a primeira saudação foi a feita pelo arcanjo São Gabriel a Virgem Maria “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28). A oração tem sua continuidade nas palavras inspiradas pelo Espírito Santo à Santa Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1, 42).

A segunda parte da “Ave-Maria” foi definida no Concílio de Éfeso, no ano de 431, pelo Papa São Celestino I. Neste Concílio, o Papa definiu como dogma da Igreja Católica que “a Virgem Santíssima é verdadeiramente a Mãe de Deus, por ser a Mãe de Jesus Cristo, que é Deus”. Assim, o Concílio juntou à Saudação Angélica estas palavras simples, mas muito expressivas: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”.

 

São Domingos de Gusmão e o Terço

 

São Domingos de Gusmão foi um sacerdote espanhol, fundador da Ordem dos Dominicanos. Por volta do ano 1202, seguindo a orientação do Papa Inocêncio III, foi à França para lutar contra a heresia albigense. Esta heresia, entre outros erros, ensinava que havia dois deuses: um bom e um mau. São Domingos se empenhou no combate desta heresia, mas, no início, não conseguiu grandes frutos.

No ano de 1208, foi a um bosque chorar, rezar e suplicar a Nossa Senhora para que lhe mostrasse uma arma espiritual eficaz para vencer aquela batalha. Depois do terceiro dia que estava em oração, Nossa Senhora apareceu-lhe acompanhada de três anjos e disse a São Domingos:

“Querido Domingos, você sabe qual é a arma que a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo?” A resposta de São Domingos foi que ela sabia melhor que ele. Então Nossa Senhora lhe disse:

“Quero que saiba que neste tipo de guerra a arma sempre foi o Saltério Angélico – palavras do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora na Anunciação “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” – que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Portanto, se você quer converter estas almas endurecidas e ganhá-las para Deus, difunda o meu saltério”.

Conta-se que Nossa Senhora, então, mostrou o terço para São Domingos, com as 50 contas, que passou a ser conhecido como Saltério da Bem-Aventurada Virgem Maria. A partir daí São Domingos começou a espalhar esta devoção.

 

Criação dos Mistérios

 

Passado um tempo, como esta devoção veio a enfraquecer, Nossa Senhora apareceu ao beato Alano de Rupe (1428-1475), também da ordem de São Domingos, e lhe pediu para avivá-la novamente. Inspirado pela Mãe de Deus, Alano criou as agrupações de 50 Ave-Marias. Acrescentou também os Pai-Nossos no início de cada dezena.

Por volta de 1700, São Luiz de Montfort consagrou a forma de se ler um pensamento mais longo, narrando a cena Bíblica e sugerindo atitudes práticas a cada dezena de Ave-Marias. Convencionou-se chamar cada um destes pensamentos de “mistério”.

Os Mistérios Gozosos meditam a anunciação e o nascimento de Jesus; Os Mistérios dolorosos meditam a paixão e morte de Jesus Cristo e os mistérios Gloriosos meditam a ressurreição e ascensão de Jesus ao céu, à vinda do Espírito Santo e a assunção e coroação de Nossa Senhora no Céu.

Ao celebrar 24 anos de pontificado, no dia 16 de outubro de 2002, o Papa João Paulo II assinou a carta apostólica Rosarium Virginis Mariae em que acrescenta, ao rosário, os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus.

 

Terço como Oração de Batalha

 

Além da aparição de Nossa Senhora à São Domingos de Gusmão que foi essencial na vitória do combate à heresia da época, a batalha de Lepanto ocorrida no dia 07 de outubro de 1571 deu ao terço o título de poderosa oração contra as batalhas da vida.

Na ocasião, o Papa Pio V por meio da carta Breve Consueverunt, publicada em 1569, recomendou à todos os fiéis que rezassem o terço para conter o avanço dos turcos mulçumanos na Europa. Após dois anos de intensa oração Nossa Senhora apareceu diante do Papa Pio V para lhe comunicar a vitória.

Com grande alegria o Papa instituiu neste dia, 7 de outubro, a festa de Nossa Senhora do Rosário. A partir desta data o rosário passou a ser conhecido como “arma poderosa”, a arma por excelência dos católicos para vencerem todos os inimigos.

O valor desta devoção é tão grande que a Igreja confere indulgência plenária a quem rezar o terço numa igreja ou em família.

 

Como Rezar o Terço

 

Além das 50 Ave-Marias o terço é formado por outras orações que foram sendo agregadas ao longo do tempo:

  • A oração do Credo: tem esse nome justamente porque tem a sua origem na fé ensinada pelos Apóstolos, nos primórdios da Igreja Católica. Como não havia muitos escritos e a catequese era precária, os fiéis eram instruídos a decorar esta oração como uma forma de declarar formalmente a sua fé. É rezado no início do terço.

 

  • A oração do Pai-Nosso: foi ensinada pelo próprio Jesus à seus discípulos. Ensina-nos que temos um Pai Celeste e que devemos nos colocar em sua presença diariamente. A oração é intercalada com as dezenas de Ave-Marias.

 

  • A oração da Salve Rainha: assim como a Ave-Maria, esta oração foi composta em dois momentos. Sua maior parte foi escrita pelo monge beneditino Herman Contrat no ano de 1050. Anos depois, São Bernardo acrescentou a frase final da oração “ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria”. A oração é feita após o termino das 50 Ave-Marias.

 

Por que Rezar o Terço?

 

Em diversas aparições Maria Santíssima enfatiza a oração do rosário como uma forma de conversão dos pecadores e para alcançar a paz no mundo, em sua aparição em Fátima ela suplica: “Filhinhos rezem o terço todos os dias”. Para o monge dominicano  Alain de la Roche faz 15 promessas para aqueles que o rezarem com frequência:

  1. A todos os que rezarem meu Rosário com devoção, prometo minha proteção especial e grandíssimas graças.
  2. Aquele que perseverar na oração de meu Rosário receberá uma graça insigne.
  3. O Rosário será uma defesa poderosíssima contra o inferno; destruirá os vícios, libertará do pecado, dissipará as heresias.
  4. O Rosário fará florescerem as virtudes e as boas obras, e obterá para as almas a mais abundante misericórdia divina; fará que nos corações o amor ao mundo seja substituído pelo amor a Deus, elevando-os ao desejo dos bens celestes e eternos. Quantas almas se santificarão com esse meio!
  5. Quem se confia a mim por meio do Rosário não perecerá.
  6. Quem rezar meu Rosário com devoção, meditando seus mistérios, não será oprimido pela desgraça. Pecador, se converterá; justo, crescerá em graças e se tornará digno da vida eterna.
  7. Os verdadeiros devotos de meu Rosário não morrerão sem os Sacramentos da Igreja.
  8. Aqueles que rezam meu Rosário encontrarão durante sua vida e em sua morte a luz de Deus e a plenitude de suas graças, e participarão dos méritos dos bem-aventurados.
  9. Libertarei muito prontamente do purgatório as almas devotadas a meu Rosário.
  10. Os verdadeiros filhos de meu Rosário gozarão de uma grande glória no céu.
  11. O que pedirem por meio de meu Rosário, obterão.
  12. Aqueles que defenderem meu Rosário serão socorridos por mim em todas as suas necessidades.
  13. Obtive de meu Filho que todos os membros da Irmandade do Rosário tenham por irmãos, durante a vida e na hora da morte, os santos do céu.
  14. Aqueles que rezarem fielmente meu Rosário serão todos meus filhos amantíssimos, irmãos e irmãs de Jesus Cristo.
  15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de predestinação.

 

Outras Devoções

 

A fórmula utilizada pelo terço mariano funciona tão bem como uma forma de oração completa e eficaz que muitas outras orações surgiram com o formato de terço. Tendo cada terço o seu objetivo e propósito, o mais importante é nos colocar na presença do Altíssimo enquanto praticamos a nossa devoção. Conheça alguns desses terços:

 

Terço da Misericórdia

 

O Terço da Divina Misericórdia é uma devoção religiosa católica baseada nas aparições que Santa Faustina Kowalska (1905-1938) recebeu de Jesus Cristo. Esta devoção consiste na recitação de um conjunto de jaculatórias ditadas por Cristo e através do uso de um terço comum do Santo Rosário.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço da Divina Providência

 

Divina Providência, ou simplesmente Providência, é um termo teológico que se refere ao poder supremo, superintendência, ou agência de Deus sobre eventos na vida das pessoas por toda a história. É a influência de Deus no futuro, onde Ele decide o que irá acontecer no futuro e que nada acontece sem que Deus permita.

 

Terço dos Homens

 

A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, “há notícias de tais grupos ao menos desde 1912”. … No Movimento de Schoenstatt, o Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo de homens, que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões É uma ação que pretende conquistar e valorizar o religioso dos homens, através da descoberta de sua natureza como ser filial, dependente de Deus, para melhor desempenhar a sua paternidade e a sua missão cristã.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço das Mulheres

 

O Santo Terço é uma manifestação de fé e devoção. Além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

O Terço das Mulheres é um auxílio para as mulheres recorrerem em vários momentos de suas vidas, para repensarem sua missão, o seu lugar no mundo e renovar o coração, por meio da fé e com a intercessão da Virgem Maria.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço da Família

 

O Terço a Família é pensado na devoção da Sagrada Família de Nazaré, o exemplo de família nos deixado por Deus, o modelo a seguirmos de amor no lar.

Este maravilhoso Terço vem com a imagem a Sagrada Família em seu entremeio e nas contas do pai nosso, nos lembrando do principal exemplo de família deixado por Deus para nós.

O Terço da Sagrada Família é ideal para seus momentos de oração e pedidos pela felicidade de seu lar, e de quem você ama.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço das Mães que oram pelos Filhos

 

Toda mãe percorre, ao longo da vida, momentos que se assemelham aos Mistérios do Terço: alegrias, tristezas, vitórias, desafios… E, assim como Maria, toda mãe quer interceder sem cessar por seu filho.

Com o Terço pelos Filhos, as mães têm agora uma poderosa oração à sua disposição, para que possam – individualmente ou em comunidade – dirigir suas preces a Deus meditando os Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. A grande novidade deste Terço é que, além de contemplar os acontecimentos da História da Salvação, nele se encontram pequenas reflexões dirigidas especialmente ao cotidiano materno.

 

Terço Missionário

 

Como todos os rosários, o missionário também é rezado pelos cinco mistérios da vida cristã. Onde são rezadas as 10 ave-marias tem cores diferentes porque cada cor representa um continente, seu povo e sua cultu­ra. Seu objetivo é de unir pela oração todos os filhos de Deus presentes no mundo inteiro.
A cor verde recorda a ÁfricaA cor vermelha lembra as Américas, A cor branca representa a Europa, A cor azul lembra a Oceania, A cor amarela representa a Ásia.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço de São Miguel Arcanjo

 

A Coroa de São Miguel Arcanjo (também chamada Coroa Angélica) é uma devoção religiosa católica que consiste na recitação de nove invocações correspondentes aos nove coros de Anjos, invocações essas que são acompanhadas pela oração de um Pai Nosso e de três Ave Marias em honra de cada um dos coros de Anjos.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço Bizantino

 

A oração através do Terço Bizantino é um caminho de libertação, pois o nome de Jesus é pronunciado constantemente o que o traz ao nosso ser em sua totalidade.

De acordo com as palavras do Padre Marcelo Rossi: “A oração através deste Terço é uma forma de se chegar à libertação que o nome de Jesus, pronunciado constantemente, traz ao nosso ser em sua totalidade”.

O Terço Bizantino é uma demonstração de fé e humildade que nos dá força e nos ajuda a livrar-nos do mal. Sempre ouvimos dizer que pensar de forma positiva e acreditar que, com fé e esperança, nossos pensamentos serão concretizados, é um grande passo para alcançarmos a nossa felicidade.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço das Santas chagas de Jesus

 

É uma devoção muito antiga e tradicional da Igreja. Ela nasceu na Santa Cruz, no grande ato de amor, quando Jesus se entregou e sobre o madeiro levou nossos pecados. A devoção às Santas Chagas dolorosas e gloriosas contempla exatamente a paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Devoção das Santas Chagas de Jesus é principalmente de cura e libertação. Está na própria oração do Terço das Santas Chagas: “Eterno Pai, eu Vos ofereço as santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo; para curar as de nossas almas”.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço pelas Almas

 

Os fiéis defuntos têm direito de receber oração por suas almas de acordo com o direito canônico

No fim do ano, o mês de novembro é tradicionalmente dedicado às orações pelos nossos irmãos defuntos, é quando trazemos à tona algumas questões acerca das exéquias eclesiásticas, isto é, do culto celebrado segundo as leis litúrgicas correspondentes – previstas no Ritual de Exéquias – pelo qual a Igreja suplica ajuda espiritual aos falecidos, honra seus corpos, e, ao mesmo tempo, proporciona aos vivos o consolo da esperança. Tal oração da Igreja fundamenta-se em nossa fé na existência do purgatório, na ressurreição da carne e no sentido pascal da morte para o cristão.

 

Terço Misericordino

 

O Terço da Divina Misericórdia é uma devoção religiosa católica baseada nas aparições que Santa Faustina Kowalska (1905-1938) recebeu de Jesus Cristo. Esta devoção consiste na recitação de um conjunto de jaculatórias ditadas por Cristo e através do uso de um terço comum do Santo Rosário.

 

Terço do Casal

 

Orar com o Terço do Casal é direcionar o foco de suas orações na proteção e bênçãos para sua vida amorosa, seja seu casamento, noivado ou namoro. Leve esta benção para sua casa, o Terço do Amor traz maravilhosa proteção ao seu relacionamento.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço Mãos Ensanguentadas

 

Trata-se de uma oração simples, para ser feita individualmente ou em grupo, com a mesma espiritualidade da Novena.

Para esse Terço, foi feita uma adaptação da oração da novena, “Cura-me, Senhor Jesus”, para que tenhamos mais uma oportunidade de nos aproximarmos de Jesus, nosso Salvador, fazendo nossas súplicas, agradecimentos e louvores. É muito importante que o Terço das Mãos Ensanguentadas de Jesus seja rezado depois da Novena.

Click aqui e confira em nosso site.

 

Terço do Divino Espírito Santo

 

Mais do que simplesmente um terço ou uma peça de decoração o Terço do Divino Espírito Santo nos lembra o quão é importante estarmos ligados a Deus e que nossas orações sempre devem ser sinceras e feitas do nosso coração, para que possamos receber o mais lindo dos amores, o Amor de Deus, aquele que jamais se cessa e não tem limites.

 

Terço Infantil

 

O objetivo desta iniciativa de oração é mostrar, em primeiro lugar, que a oração confiante das crianças pode voar como uma flecha diretamente para o coração de Deus e, consequentemente, tem grande poder. Quão poderosa, então, é a oração do Terço, rezada pelas crianças na intenção pela paz e unidade dentro das famílias, dentro do seu próprio país e em todo o mundo!

 

 

Click aqui e confira em nosso site.

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.