Celebra-se hoje, 19 de março, a Festa de São José. Neste dia, a Igreja pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

A genealogia de José é enfatizada tanto na narrativa de Mateus como na de Lucas. Em Mateus, lemos que Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus Cristo.
Pouco ou quase nada sabemos de sua vida, a não ser que era filho de Jacó e que sua mãe chamava-se Estha.

Provavelmente São José nasceu em Nazaré, nos arredores todos sabiam que ele era descendente do Rei Davi apesar de sua pobreza e humildade. São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. Ele ensinou Jesus a ser homem, a conhecer as letras, e a manusear com as ferramentas e as madeiras.

Quando Jesus começou sua vida pública lá pelos 30 anos, muito provavelmente José já era morto. De fato, sua presença não é mencionada depois do segundo capítulo de Lucas. Soma-se à suposição o fato de que, quando Jesus é crucificado, este confia Maria ao seu discípulo amado, o qual, segundo o evangelista João, “A partir dessa hora, a recebeu em sua casa”, uma preocupação que não teria sentido se José ainda fosse vivo.

São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã, ele é representado tendo um lírio na mão, representando a vitória dos santos. Algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.

Ele é, sem dúvida, uma dos santos mais importantes da Igreja. Ele é invocado como o santo que intercede a Deus por todas as nossas necessidades.
São José, rogai por nós!