Tem-se dito que uma das doenças dos últimos anos ou do século seja a depressão, devido ao grande número de pessoas que são por ela acometidas. Mas dizer isso pode dar a impressão de que tal doença tenha surgido em tempos mais recentes ou que nunca tenha existido. A verdade é que a depressão existe desde quando percebemos sermos diferentes dos demais animais. Acontece também que no passado soubemos domá-la e superá-la com mais facilidade, pois havia condições mais favoráveis para isso.

As causas da depressão são bem diversas. Ele é o resultado da impressão que cada indivíduo acometido por ela tem do mundo, das pessoas ao seu redor e de suas expectativas pessoais.

 

O que é depressão e o que fazer caso você perceba alguns dos seus sintomas?

A depressão é um mal. É uma doença silenciosa que em muitos casos vem sendo gestada em nosso íntimo há bastante tempo. As expectativas frustradas de uma vida e outras decepções podem gerar a depressão ou abrir o caminho para ela. Às vezes ela pode ser causada quando lidamos com outra doença, como o câncer, por exemplo. Reagir a doenças do tipo, não é nada fácil, e a angustia e preocupação nos deixam susceptíveis a doenças psicológicas. E por outro lado, com nosso psicológico abalado qualquer outra doença pode tomar conta por completo. O processo de cura de qualquer enfermidade, pode ganhar uma imensa ajuda de nosso próprio organismo. Caso estejamos com a imunidade baixa, tudo fica mais complicado. E a depressão enfraquece também nosso corpo.

Também a solidão, o abandono e a incompreensão nos entristecem de tal modo que podemos ter dificuldades em nos levantar.

É importante lembrar que a depressão não é um problema de fé. É errado dizer que a depressão é causada pela falta de Deus na vida de uma pessoa. É preciso ter cuidado com o que falamos e como falamos. Mesmo religiosos e muitas pessoas de fé podem ser acometidos pela depressão. Percebemos por meio de muitos relatos da vida dos santos, por exemplo, que eles também podiam ser atingidos por este mal. Mas eles entenderam também que a fé pode ajudar no combate a depressão ou a superá-la. Deus está também junto de quem sofre com a depressão.

Alguns dos sinais da depressão podem se apresentar diante de nós, como a tristeza, a falta de apetite, perda ou ganho de peso consideráveis, baixa autoestima, insônia e a desanimação e desinteresse em atividades. Obviamente há outros sinais, além é claro de que em cada caso alguns destes sintomas podem não ser perceptíveis com facilidade. Caso você tenha alguns dos sintomas da depressão é bom procurar um especialista.

Os primeiros monges eremitas nos desertos do Egito e da Palestina, também conhecidos como Padres do deserto, não poucas vezes eram atingidos pelo que eles chamavam de “demônio do meio-dia”, a acedia. Alguns estudiosos defendem que a acedia destes homens e mulheres religiosos, tratava-se de depressão.

Depressão não é frescura. É coisa séria e exige cuidado. Não maltrate uma pessoa que sofre deste problema. Você poderá ajudar a piorar ainda mais seu quadro clínico.

Quem está triste, extremamente triste, pede socorro quando diz “eu não quero comer”, “eu não quero fazer nada”, “eu sou um inútil” ou “minha vida não tem sentido” ou ainda, “tudo deu errado”. Não são dignos de pena, mas de compaixão. E nós poderemos ajudá-los com nossa escuta, com nossa companhia e com nossas orações.

O isolamento nestes tempos de pandemia não foi nada fácil para ninguém, já que o ser humano é um ser social e comunicativo. Claro, tivemos alguns mecanismos que tiveram grande importância para se tentar propor algum equilíbrio. Mas há de se dizer que as pessoas mais propensas à depressão, desenvolveram esta e outras patologias neste período, e as já doentes pioraram. Graças a Deus, muitos psicólogos e outros profissionais deram assistência com lives e atendimentos online, o que contribuiu muito. Realmente, é um tempo desafiador. Mas devemos manter as esperanças de que dias melhores virão.

 

Cinco Salmos contra a depressão.

A salmodia, poemas de louvor a Deus, é bem conhecida de todos os cristãos. Herança judaica faz parte de nosso cotidiano. Na liturgia cristã é recitado diariamente um salmo, entre a 1ª leitura e o Evangelho. Também na liturgia das horas os religiosos recitam diariamente alguns salmos selecionados e distribuídos de uma maneira que todos os 150 salmos são lidos, meditados e recitados durante toda uma semana.

Os salmos abordam vários temas. Primeiramente são eles louvor, mas há petições, súplicas, pedidos de misericórdia e perdão.

Praticamente todo mundo conhece o Salmo 23 ou ao menos os versículos iniciais, “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.”?, assim como o Salmo 91: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo a sombra do Senhor o revestirá.”. Há aqueles específicos para pedir proteção e nos momentos de aflição buscar o conforto restaurador de Deus, confiando em sua misericórdia de Pai.

Os salmos a seguir são sugestões para a recitação durante algumas horas do dia. Pegue a Bíblia que possuir e procure um lugar calmo e silencioso. Concentre-se e peça a presença do Espírito Santo. Comece com o Sinal da Cruz. Leia o salmo com calma e busque compreender palavra por palavra, frase por frase. Sinta-se como se fosse você que estivesse falando aquelas palavras a Deus. Se você estiver com dificuldade de concentração, busque memorizar uma frase do salmo que lhe chamou atenção e repita-a várias vezes como um mantra. Por fim, tanto ao ler o salmo completo ou na forma do mantra, reze um Pai-Nosso e três Ave-Marias.

  • Ao acordar recite o Salmo 15 (16): “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio”
  • Por volta das 9h recite o Salmo 16 (17): “Ouvi, Senhor, a minha súplica, atendei o meu clamor!”
  • Ao meio-dia recite o Salmo 65 (66): “Aclamai ao senhor Deus, ó Terra inteira”
  • Ao fim da tarde e /ou início da noite recite o Salmo 68 (69): “Salvai-me, ó Senhor, porque me afundo nas águas.”
  • Antes de deitar recite o Salmo 89 (90): Senhor, vós fostes nosso refúgio de geração em geração.”

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.