Maria, Rainha dos Anjos

 

Se em vida Maria passou quase que despercebida vivendo até o fim sua humildade e sua entrega à missão de seu filho Jesus, após sua morte ela esteve mais presente do que nunca na vida de seus filhos, ou seja, na vida de toda a humanidade que foi confiada a ela por Jesus ainda na cruz “Mulher eis aí o teu filho” (Jo 19,26-27).

 

Primeira Aparição

 

Segundo a tradição da Igreja, uma das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo São Tiago quando este evangelizava a Espanha. Encontrando-se na cidade de Zaragoza, Tiago passava por um momento de grande provação da fé ao ver como seus esforços para a conversão dos pagãos estavam dando poucos frutos.

Em uma manhã, enquanto fazia sua oração costumeira, ele teve a visão de Maria Santíssima, rodeada por anjos e em pé em cima de um pilar trazido por eles. Nesta época, Maria ainda estava viva e morando em Jerusalém. A mensagem da Virgem foi para encorajá-lo em sua missão:

“Olha esta coluna sobre a qual Me assento. Sabe que meu Filho a enviou do alto por mãos de Anjos. Neste lugar a virtude do Altíssimo obrará prodígios e milagres admiráveis por minha intercessão e reverência em favor daqueles que implorem meu auxílio em suas necessidades; e a coluna permanecerá neste lugar até o fim do mundo, e nunca faltarão nesta cidade fiéis adoradores de Cristo”.

Esta aparição recebeu à devoção de Nossa Senhora do Pilar, cuja festa é amplamente celebrada na Espanha.

 

Maria, a Rainha Soberana

 

Esta primeira aparição de Maria Santíssima é muito importante para compreendermos outros dois papeis fundamentais que Maria tem junto à Igreja e ao povo: a de Rainha e a de caminho de santidade para os homens.

A realeza de Maria advém da realeza de seu filho Jesus, sendo ele o Rei do Universo, de todas as coisas criadas no céu e na terra, Maria também torna-se Rainha por ser sua mãe.

Além de Rainha dos anjos, a Igreja também reconhece os títulos de Rainha dos Patriarcas, dos Profetas, Apóstolos e Mártires, dos Confessores, das Virgens e de todos os Santos, Rainha Imaculada, Rainha do Santíssimo Rosário, Rainha da Paz e Rainha Assunta ao Céu.

Ao receber o título de Rainha, Maria é reconhecida pelo céu e pela terra como a criatura mais perfeita que existiu, com uma santidade palpável ao conformar sua vontade ao de seu Filho.

 

Rainha dos Anjos

 

A Igreja reconhece o título de Nossa Senhora Rainha dos Anjos à Maria e sua festa litúrgica acontece no dia 22 de agosto. Como Rainha dos anjos, Maria está no comando de toda a milícia celeste. Junto aos comandados Maria tem a missão de esmagar a cabeça da serpente e libertar a humanidade das enganações e maldades do demônio. Missão tão grande só poderia ser dada àquela que tem em si todas as virtudes e que em tudo se submete à vontade de seu Criador.

Em 1864, Maria Santíssima apareceu à um padre na França dizendo que era necessário que se rezasse para que ela mandasse sua legião de anjos para combater a ação dos demônios que haviam se espalhado por toda a parte. Assim, nos ensinou à seguinte oração:

Augusta Rainha dos Céus e soberana Senhora dos Anjos, Vós que, desde o primeiro instante de vossa existência, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, humildemente Vo-lo pedimos, enviai as legiões celestes dos santos anjos perseguirem, por vosso poder e sob vossas ordens, os demônios, combatendo-os por toda a parte, reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os nas profundezas do abismo.

 

Quem é como Deus?

 

Ó boa e terna Mãe, sêde sempre o nosso amor e a nossa esperança.

Ó Mãe divina, mandai-nos os vossos santos anjos que nos defendam,

e repilam para bem longe de nós o maldito demônio, nosso cruel inimigo.

Santos anjos e arcanjos, defendei-nos e guardai-nos. Amém.

 

No quinto mistério glorioso do santo rosário, veneramos a coroação de Maria como Rainha de todos os anjos, santos e da humanidade inteira.

 

Maria, Caminho de Santidade

 

São inúmeros os testemunhos dos Santos com relação à Virgem Maria. E não poderia ser diferente. Se a Santidade consiste em morrermos para nós mesmos e em tudo vivermos a vontade de Deus, quem soube fazer isso melhor do que ela?

Já dizia o bem-aventurado Carlos, rei da Áustria: “Todo o meu empenho sempre foi reconhecer claramente, em tudo, a vontade de Deus e segui-la da maneira mais perfeita”. Mas, como nós podemos reconhecer em tudo o que fizermos a vontade divina?

Maria é o caminho mais confiável para isso, nos dizem os Santos. Imitarmos sua vida, o seu SIM, a sua humildade, a sua disposição em servir e sua presença junto à cruz de seu Filho é caminho certo de salvação e santidade.

São Francisco de Assis, deu-nos um belíssimo testemunho quando afirmou: “Quando digo ‘Ave, Maria’, os céus sorriem, os anjos rejubilam, o mundo se alegra, treme o inferno e fogem os demônios. Vós sois, ó Maria, a Filha do Altíssimo Pai Celestial, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Esposa do Divino Espírito Santo”.

 

Rosário, a oração mais completa

 

O rosário é considerado a oração mais completa de todas e por isso mesmo a mais poderosa. Ele é composto pela oração do Credo, que é a nossa profissão de fé. Pela oração do Pai-Nosso, que nos foi ensinada pelo próprio Jesus. Pela oração da Ave Maria, na qual repetimos a saudação do anjo Gabriel e pedimos que Maria Santíssima rogue por todos nós, pecadores. Ao final, homenageamos Maria, com a oração da Salve Rainha.

Além dessas orações tão importantes e fundamentais da nossa fé católica, a oração do Rosário é dividida em quatro mistérios que abrangem toda a vida de Jesus e Maria, desde a anunciação do anjo até a ascensão de Jesus e a coroação de Maria no Céu.

O Papa Pio V instituiu o dia 07 de outubro como o dia do Santo Rosário. Esta devoção tornou-se ainda mais forte após a aparição de Nossa Senhora em Fátima, na qual ela pede aos três pastorezinhos que rezem diariamente o santo terço para a salvação das almas e pela paz no mundo, que na época sofria com a Primeira Guerra Mundial.

Rezemos sempre à Virgem Maria, pedindo sua poderosíssima intercessão e confiando-nos à infinita Misericórdia de Deus Pai que nos presenteou com tão amável Mãe.

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.