A quarta-feira de cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão, sendo uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, recordando a passageira e frágil vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. À estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na testa da pessoa, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás”.

A Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também deve fazer um sacrifício.