No dia 29 de setembro a Igreja celebra a devoção aos santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Mas quem foram esses arcanjos e qual o seu papel na nossa história? Acompanhe os nossos artigos especiais e aprenda como contar com a proteção desses poderosos Arcanjos em sua vida.

 

Mensageiros Especiais

 

São Gregório Magno (Papa entre os anos de 590 e 604) nos ensina que a palavra anjo se refere a uma função e não uma natureza. Ou seja, que os santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas só podem ser chamados de anjos quando exercem a função de mensageiros. Neste sentido, os Arcanjos são os mensageiros especiais de Deus, já que o prefixo “arc” acrescenta o sentido de maior, principal.

Na Bíblia, no livro de Tobias, o arcanjo São Rafael se apresenta como “um dos sete anjos que permanecem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença” (Tb 12, 15). No entanto, a Bíblia nos diz o nome de apenas três destes sete Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Neste artigo vamos aprender sobre o Arcanjo Rafael.

 

Significado do Nome

 

O nome Rafael é a junção de duas palavras hebraicas: “Rafa”, que significa cura, e “El”, que significa Deus. Rafael, portanto, significa “Cura de Deus”, ou, também, “Curador divino”. Em sua missão está incluída a cura das feridas da alma e do corpo.

Também é invocado como o anjo da Providência, aquele que está sempre velando por toda a humanidade. Ele é considerado o chefe dos anjos da guarda.

 

Presença de Deus em nosso meio

 

O Arcanjo São Rafael é citado nas Sagradas Escrituras no livro de Tobias. Este livro belíssimo, que faz parte do antigo testamento, nos traz duas lições importantes.

 

  1. Deus Ouve Nossas Orações

No capítulo 03 podemos acompanhar a oração de Tobit, pai de Tobias, que estava cego há quatro anos e sofria com esta situação. Também podemos acompanhar a oração de Sara, que já havia se casado sete vezes, mas cujos maridos haviam morrido antes de se unirem a ela devido à ação do demônio Asmodeu. A Bíblia relata que Deus ouviu ambas as preces: “no mesmo instante, a prece de ambos foi ouvida perante a glória de Deus, e Rafael foi enviado para curar os dois” (Tb 3, 16-17).

 

  1. Deus nos Acompanha nas Situações Mais Desafiadoras

A pedido de seu pai, Tobias partiu em uma longa e perigosa viagem feita à região da Média, no Egito. Mas antes, saiu à procura de alguém que pudesse lhe guiar pelo caminho e nisto encontrou São Rafael, em forma humana, que se apresentou como Azarias. Com o auxílio do anjo, Tobias capturou o peixe cujo fel serviu para curar a visão do seu pai e com o coração e o fígado libertou Sara dos ataques do espírito maligno.

 

São Rafael conduziu com segurança Tobias durante a viagem, intermediou seu casamento com Sara e recuperou uma grande soma de dinheiro que era devido à Tobit – o que tinha sido o motivo da viagem. Por fim, São Rafael guiou Tobias de volta acompanhado de sua esposa e curou o pai da doença nos olhos, que o tornava cego.

 

Portador da Cura Divina

 

Por essa razão, São Rafael é invocado como o portador da cura divina intercedendo pela cura dos males físicos (já que ajudou a curar a cegueira de Tobit) e espirituais (pois libertou Sara da influência diabólica) que possam nos desviar do caminho.

Também é conhecido como o padroeiro dos sacerdotes e médicos. Além disso, ele é protetor dos viajantes, dos peregrinos, dos soldados, dos cegos e dos escoteiros. Portador da misericórdia, seu poder espiritual está sempre voltado para os hospitais e as instituições de caridade, onde a misericórdia se faz sempre necessária.

 

Oração à São Rafael

 

Peçamos a São Rafael Arcanjo a cura de nossas cegueiras, sejam elas físicas ou espirituais, a restauração de nossa saúde e a libertação de toda obra do maligno em nossas vidas e tudo o mais de que necessitamos:

 

Oh, bondoso São Rafael Arcanjo, eu te invoco como patrono daqueles que foram atingidos pela doença ou enfermidade corporal.

Tu preparaste o remédio que curou a cegueira de Tobias e seu nome significa “O Senhor Cura”.

Dirijo-me a ti, implorando teu auxílio divino em minha necessidade atual:

(Fazer o pedido)

Se for da vontade de Deus, cura minha enfermidade ou, pelo menos, concede-me a graça e a força de que necessito para poder suportá-la com paciência, oferecendo-a pelo perdão dos meus pecados e pela salvação de minha alma.

Ensina-me a unir meus sofrimentos com os de Jesus e Maria e a buscar a graça de Deus na oração e na comunhão.

Quero imitar-te em tua ânsia de fazer a vontade de Deus em todas as coisas.

Como o jovem Tobias, eu te escolho como meu companheiro em minha viagem através deste vale de lágrimas. Quero seguir tuas inspirações em cada passo do caminho, para que eu possa chegar ao fim da minha viagem sob a tua proteção constante e na graça de Deus.

Arcanjo São Rafael Bendito, tu que te revelaste a ti mesmo como o assistente divino do Trono de Deus, venha à minha vida e ajuda-me neste momento de prova.

Conceda-me a graça e a bênção de Deus e o favor que te peço por tua poderosa intercessão.

Grande Médico de Deus cura-me como fizeste com Tobias, se esta for a vontade do Criador.

São Rafael, Recurso de Deus, Anjo da Saúde, Medicina de Deus, roga por mim.

Amém.

 

São Rafael Arcanjo, Rogai por Nós!

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.