São Pio é um sacerdote capuchinho franciscano que muito amou a Cristo em todas as suas dores e sofrimentos. Ele nasceu em Pieltrecina, cidade da Itália, no ano de 1887.

Seu nome de Batismo é Francesco e desde pequeno esteve muito ligado às coisas de Deus. Sua grande admiração e amor por Jesus Cristo e sua mãe, Nossa Senhora, permitiram que ele os visse e que estivessem presentes quando recebeu as dolorosas Chagas de Cristo pela primeira vez em 1910. E estes estigmas o acompanharam até 1968, ano de sua ida para a Glória do Pai.

Aos quinze anos entrou para o convento franciscano e, sempre muito doente, em 1916 se estabelece em San Giovanne Rotondo, vivendo lá até a sua morte.

São Pio tinha como missão aliviar o sofrimento espiritual do povo de Deus e isto fez com que se dedicasse ao Ministério da Reconciliação (Confissão), escutando cada fiel que o procurava dando alívio aos seus pecados e às tentações que lhe eram impostas pelo maligno, fazendo com que se reconciliassem com o Pai em todo seu Amor.

Muitos o procuravam também para que, com suas orações e bençãos, pudessem receber o alívio seus sofrimentos físicos. E isto o faz receber de Deus a inspiração para a construção do hospital “Casa Alívio do Sofrimento”, que se tornou referência em toda a Europa.

São Pio também tinha o dom da bilocação e foi visto em vários locais sem nunca mais ter saído desde 1918 do convento.

Entre os muitos milagres, está a cura do pequeno Matteo Pio Colella sobre o qual foi realizado todo o processo canônico que fizeram do frade São Pio, canonizado pelo Papa João Paulo II em 16 de junho de 2002.

Dia 23 de setembro é o dia da comemoração de sua festa litúrgica, data de sua morte.

Existem muitos livros para conhecer mais sobre a história do santo, como o “Padre Pio, um santo entre nós” de Renzo Allegri , Paulinas Editora, entre tantos outros.

São Pio costumava dizer: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!”.

Rezemos juntos sua oração:

“Jesus, Que nada me separe de Ti, nem a vida, nem a morte. Seguindo-Te em vida, ligado a Ti com todo amor, seja-me concedido expirar contigo no Calvário, para subir contigo à glória eterna; Seguirei contigo nas tribulações e nas perseguições, para ser um dia digno de amar-Te na revelada glória do Céu; para cantar-Te um hino de agradecimento por todo o Teu sofrimento por mim. Jesus, que eu também enfrente como Tu, com serena paz e tranquilidade, todas as penas e trabalhos que possa encontrar nesta terra; uno tudo a Teus méritos, às Tuas penas, às Tuas expiações, às Tuas lágrimas a fim de que colabore contigo para a minha salvação e para fugir de todo o pecado – causa que Te fez suar sangue e Te reduziu à morte. Destrói em mim tudo o que não seja do Teu agrado. Com o fogo de Tua santa caridade, escreve em meu coração todas as Tuas dores. Aperta-me fortemente a Ti, de maneira tão estreita e tão suave, que eu jamais Te abandone nas Tuas dores. Amém!”

São Pio de Pieltrecina, rogai por nós!