O Evangelista São Marcos (João Marcos) era judeu, filho de Maria de Jerusalém e primo de Barnabé. Foi um dos primeiros discípulos de São Pedro, e segundo os historiadores, teria sido batizado pelo próprio São Pedro, razão talvez, de São Pedro em sua primeira epístola o chamar “seu filho” (I. Pedro, 5, 13).

Assim, Marcos fez parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém. Ainda menino, viu sua casa tornar-se um ponto de encontro e reunião dos apóstolos e cristãos primitivos. Foi na sua casa, aliás, que Cristo celebrou a última ceia, quando instituiu a eucaristia, e foi nela, também, que os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo, após a ressurreição.

Seu apostolado é intimamente ligado também ao de São Paulo, em Roma, onde desenvolveu um zelo e atividade apostólicos tais, que Paulo queria tê-lo sempre em sua companhia.

Durante à ausência de São Pedro, este confiou a São Marcos a vigilância sobre a jovem Igreja. Atendendo ao insistente pedido dos primeiros cristãos de Roma, de deixar-lhes um documento escrito, que contivesse tudo que da sua e da boca de São Pedro ouviram da vida, da dou­trina, dos milagres e da morte de Jesus Cristo, São Marcos escreveu o Evangelho que lhe traz o nome, dos quatro Evangelhos o mais curto e por assim dizer, traz uma visão toda especial, de quem conviveu e acompanhou a paixão de Jesus quando era ainda criança.

Conta a História que São Marcos, depois da morte de São Pedro e São Paulo, ainda viajou para pregar no Chipre, na Ásia Menor e no Egito, especialmente na Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram.

Ele foi martirizado no dia da Páscoa, Prenderam-no enquanto celebrava o santo mistérios.


Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas pelos mercadores italianos para Veneza, cidade que é sua guardiã e que tomou São Marcos como padroeiro desde o ano 828.