São João Bosco , também chamado de Dom Bosco, nasceu no dia 16 de Agosto de 1815, em Castelnuovo de Asti na Itália. Filho de Francisco Bosco e Margarida Occhiena, que na Pia Batismal recebeu o nome de João Bosco. Seus pais eram camponeses pobres e muito virtuosos. 

Desde pequeno sentiu-se chamado a dedicar a sua vida aos jovens, mas para realizar o seu sonho teve de vencer numerosas dificuldades e privações. João Bosco dizia: “Quando crescer quero ser padre para cuidar dos meninos. Todo menino é bom; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.


Em 1835, com 20 anos, entrou para o seminário. Tornou-se padre seis anos depois, em 5 de junho de 1841, quando passou a ser chamado de Dom Bosco. Logo começou seu trabalho com meninos de rua, evangelizando-os e ensinando a eles uma profissão.

Em 1859, fundou a Congregação Salesiana, com a missão de cuidar dos meninos. O nome Salesiano foi uma homenagem a São Francisco de Sales, o santo da delicadeza no trato com as pessoas.

Em 1872, São João Bosco, com Maria Domingas Mazzarello, fundou as Filhas de Maria Auxiliadora (F.M.A) para as jovens carentes e proporcionaram formas de educação e aprendizado profissional.

A obra de Dom Bosco não se conteve apenas na Itália, em 1875 foram enviados os primeiros Missionários Salesianos para a América do Sul. Em seguida, enviou salesianos ao Brasil para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, RJ, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Ambos com a mesma missão de resgatar e formar adolescentes, nos moldes do Orátorio São Francisco de Sales. A congregação se espalhou pelo mundo e se tornou uma das maiores da Igreja Católica.

Antes de morrer, em seu leito, diz aos seus que estavam no quarto e aos que estavam no pátio: “Ela está aqui, a Virgem Maria está aqui”, e olhando a todos, diz “foi ela quem tudo fez. Digam a meus jovens que eu os espero no paraíso”.Dom Bosco faleceu aos 72 anos, em 31 de janeiro de 1888. Logo sua fama de taumaturgo (intercessor de milagres), de educador da juventude, de defensor da Igreja Católica e de apóstolo da Virgem Auxiliadora se espalhou pelo mundo.

Com tantos atributos o Papa Pio XI, que era amigo de Dom Bosco, canonizou-o na Páscoa de 1934 e consagrou sua celebração anual no dia 31 de janeiro.