A história dos Santos da Igreja católica é repleta de acontecimentos marcantes e de testemunhos dos desígnios de Deus. Por vezes não sabemos quais são os planos de Deus para nossa existência e seus ensinamentos são transmitidos de diversos modos. O santo que traduziu, organizou e comentou o texto Bíblico para o Latim nos ensinou a perseverar e testemunhar o Cristo mesmo quando o mistério nos é apresentado.

 

 

Assim aconteceu algo muito arcante no século IV d. C. no mosteiro de Jerusalém com o Monge São Jerônimo. Os Monges estavam reunidos quando entrou no mosteiro um leão mancando em três patas e mostrando a quarta pata para o Monge. Seus companheiros de monastério fugiram de medo do leão que após ser recebido pelo Santo sentou ao seu lado. Depois de retirar os espinhos de sua pata o leão continuava sentado ao lado do Santo.

Os Monges outrora medrosos se aproximaram e viram que o leão era dócil, sugeriram que ele cuidasse do jumento de carga do monastério.  Não sabiam os planos de Deus para aquela situação lhes traria. Eis o que se passou,

“Uma tarde, no monastério em Jerusálem, São Jerônimo sentou-se com outros monges para ouvirem a lição do dia quando um gigantesco leão aproximou-se andando em três patas, com a quarta pata levantada. Imaginem o caos que se seguiu quando todos os monges correram, cada um para um lado. Mas São Jerônimo calmamente levantou-se e foi ao encontro do hóspede inesperado. Naturalmente o leão não podia falar, mas ofereceu a pata ferida ao bom padre. Jerônimo examinou-a, notou que havia alguns espinhos, e pediu ao monge menos medroso que trouxesse um balde com água para lavar a ferida do leão. Jerônimo retirou com cuidados os espinhos e aplicou uma pomada. O ferimento rapidamente sarou. O gentil cuidado amansou o leão que ia e vinha pacificamente onde estava São Jerônimo como se fosse um animal doméstico. Sobre este episódio, o santo  disse “Pensem sobre isto e vocês encontrarão várias respostas. Eu creio que não foi tanto para a cura de sua pata que Deus o enviou, pois Ele curaria a pata sem a nossa ajuda, mas enviou o leão para mostrar quanto Ele estava ansioso para prover o que necessitamos para o nosso bem.”

Depois de ser designado para proteger o jumento o leão cumpria bem sua tarefa,  mas um dia adormeceu  e ao acordar percebeu que seu amigo jumento havia desaparecido. Com incrível ansiedade procurou-o dia. No final do dia voltou e ficou no portão do monastério parado, consciente de sua culpa o leão não tinha mais o seu andar orgulhoso. Os outros monges logo concluíram que o leão tinha na verdade comido o jumento, e  recusaram-se a alimentar o leão, enviando-o de volta para comer o resto da sua matança. Mas ainda havia uma certa dúvida se o leão havia ou não matado o jumento e assim Jerônimo mandou que eles procurassem pela carcaça do jumento. Não encontraram a carcaça, nem outro sinal de violência. Os monges levaram a notícia para São Jerônimo que disse “Eu fico triste pela perda do asno, mas não façam isto com o leão. Tratem dele como antes, dêem comida e ele fará o serviço do jumento. Façam com que ele traga em seu lombo algumas das peças de lenha.

O leão assumiu as tarefas de seu amigo sem reclamar ou sentir raiva. O leão regularmente fazia a sua tarefa, mas continuava a procurar o seu velho companheiro. Um dia, do alto de uma colina, viu na estrada homens montados em camelos e em um jumento. Ele então foi ao encontro deles. Ao se aproximar, reconheceu o amigo e começou a rugir. Os mercadores com medo fugiram e deixaram o jumento para trás. O leão conduziu os animais para o mosteiro. Quando os monges viram aquela cena inusitada, um leão liderando um jumento e camelos, logo chamaram São Jerônimo. Ele abriu os portões e disse: “Tirem a carga dos camelos e do jumento, lavem suas patas e dêem comida e esperem para ver o que Deus tinha em mente quando nos deu o leão”. Suas instruções foram seguidas, o leão começou a rugir de novo e balançar o rabo alegremente. Os irmãos, com remorso da calúnia que haviam pensado do pobre leão, disseram uns aos outros “Irmão, confie na sua ovelha mesmo se por um tempo ela parecer um ganancioso rufião e Deus fará um milagre para curar o seu caráter“.

São Jerônimo sabendo o que estava acontecendo disse: “Meus irmãos, preparem refrescos porque novos hóspedes estão chegando e deverão ser tratados dignamente”. Assim se preparam para receber as visitas e em breve os mercadores estavam no portão. Foram bem-vindos, mas vendo os camelos, o jumento e o leão, prostraram-se aos pés de São Jerônimo e pediram perdão pelas suas falhas. Gentilmente Jerônimo disse “dêem os refrescos a eles e deixem partir com os seu camelos e suas cargas”. Os mercadores ofereceram metade do óleo que carregavam e mais alguns alimentos para os monges. O chefe dos mercadores estão disse “Nós daremos todo óleo que vocês precisarem durante o ano e nossos filhos e netos serão instruídos a seguirem esta ordem, e ainda nada de sua propriedade será jamais tocado por qualquer de nós“.

São Jerônimo aceitou a oferta e os mercadores retornaram para seu povo.  São Jerônimo então disse “vejam, meus irmãos, o que Deus tinha em mente quando nos mandou o seu leão“! Eis que por muitas vezes em nossas vidas não sabemos o que o Deus tem em mente quando anos coloca algo no caminho ou nos envia por caminhos desconhecidos. A historia deste Santo, São Jerônimo, nos mostra que somos chamados por Deus para diversas tarefas, ele era tradutor, historiador e comentador, mas naqueles dia se tronou um grande pregador da palavra de Deus.

 

 

 

Prof. Dr. Schuck N.
Doutor pela Puc SP.

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.