São Gabriel Arcanjo, cujo nome significa “Deus é meu protetor” ou “Emissário do Senhor”, tem como missão principal ser o anunciador das revelações de Deus. Foi o escolhido por Deus para acompanhar todo o advento da salvação, desde a revelação das profecias à anunciação da chegada do Messias, acompanhando-o durante toda a sua vida terrena, Paixão e Ressurreição. É o padroeiro da diplomacia, dos operadores de telefonia, carteiros, internautas e radialistas.

 

Orar para ser Atendidos

 

O que podemos aprender com as aparições dos Santos Arcanjos é que devemos estar sempre em oração para que assim possamos ser ouvidos por Deus. Assim como aconteceu com São Rafael e Tobit e Sara, no livro de Tobias, São Gabriel também aparece à Daniel e Zacarias após estes terem feito suas orações ao Senhor.

 

Aparição ao Profeta Daniel

 

São Gabriel aparece à Daniel e anuncia: “Não tenhas medo, Daniel, pois desde o primeiro dia que te empenhaste em compreender e humilhar-te na presença de teu Deus, tuas palavras foram ouvidas e por causa delas eu estou aqui” (Dn 10, 12).

São Gabriel Arcanjo explica ao profeta Daniel o significado das visões que o profeta tinha envolvendo um carneiro e um bode. Ele também anunciou ao profeta Daniel fatos importantes como o caminho destinado à nação judaica, a vinda do Messias e a rejeição que ele sofreria por parte do seu povo e sua morte neste mundo.

 

Aparição à Zacarias

 

São Gabriel aparece ao sacerdote Zacarias: “Não tenhas medo, Zacarias, porque foi ouvida tua oração. Isabel, tua mulher vai te dar um filho a quem darás o nome de João” (Lc 1, 13).

Como Zacarias duvidou, por causa da idade avançada de sua esposa Isabel, São Gabriel o castigou: “Eu sou Gabriel, assistente diante de Deus. Por não teres acreditado em minhas palavras, ficarás mudo e não podereis falar até o dia em que tudo houver acontecido” (Lc 1, 19-20).

 

Anuncia o nascimento de Jesus

 

Seis meses depois que Isabel engravidou, São Gabriel, conhecedor dos mais profundos mistérios de Deus, foi quem anunciou a Maria que ela era cheia de graça e a escolhida para ser a Mãe do Salvador. Esta, sem dúvida, foi sua missão mais importante.

Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1, 30-32).

 

Aparece a São José

 

São Gabriel Arcanjo aparece depois a São José e explica a ele, em sonhos, que a gravidez de Maria é obra do Espírito Santo. Por isso, José, que pensava em deixar Maria em segredo por não compreender sua gravidez, recebeu-a como sua esposa e assumiu a grandiosa missão de marido da Mãe do Salvador e pai adotivo de Jesus.

 

Presença Constante

 

São Gabriel é o anunciador das revelações divinas e esteve presente em todos os momentos da vida terrena de Cristo e que foi ele que:

  • apareceu aos pastores de Belém para avisá-los sobre o nascimento de Jesus.
  • avisou os reis magos para que não retornassem ao rei Herodes depois de terem visto o menino Jesus.
  • ordenou a José que fugisse para o Egito para salvar Jesus da perseguição de Herodes.
  • depois da morte de Herodes, mandou que José voltasse com Jesus e Maria para Nazaré.
  • consolou Jesus em sua agonia no horto das Oliveiras.
  • anunciou às mulheres que Jesus havia ressuscitado.

 

Não Tenhas Medo

 

São Gabriel repete esta frase em diversas aparições quando as pessoas parecem não acreditar em sua presença. Não devemos ter medo de nos colocar na presença do Senhor e de seus anjos e pedir as graças que necessitamos para nossas vidas.

Deus é o Senhor onipotente e sabe tudo o que precisamos e tudo o que iremos falar antes mesmo de abrirmos a boca. Mas, para que não esqueçamos que tudo o que existe e existirá acontece por meio da Sua graça, Ele nos colocou a oração como condição para alcançarmos tudo aquilo que necessitamos.

Jesus mesmo nos diz: “Pedi e recebereis” (Mt 7,7). Portanto, não tenhamos medo de rezar pedindo a intercessão poderosa dos santos arcanjos para alcançarmos tudo aquilo que necessitamos para bem viver nesta vida terrestre, sem perder de vista o nosso grande objetivo que é a vida celeste.

 

Intercessão de São Gabriel

 

Se a sua oração deixou de ser um diálogo com Deus e você precisa ouvir suas boas novas, se você aguarda uma notícia ou se você precisa de orientação sobre qual caminho seguir ou qual decisão tomar, não deixe de pedir a intercessão de São Gabriel nas suas orações.

Se você pedir, ele virá e comunicará o que Deus quer de você, pois é desejo do Senhor transmitir Seus planos a nós. Deus quer entrar e interagir em sua vida, transmitindo-lhe sabedoria e discernimento. Oremos à São Gabriel:

 

“Vós, anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri nossos ouvidos para que possamos captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo, mas atentos ao Seu chamado!”

 

São Gabriel Arcanjo, rogai por nós!

 

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.