São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no século III. Foi médico e bispo em sua cidade Natal. Como profissional da medicina usava seus conhecimentos para resgatar a saúde do corpo, mas também da alma, pois se ocupava também em evangelizar os pacientes.

No tempo de São Brás ocorreu uma forte perseguição religiosa, por isso como santo bispo, procurou exortar os fiéis à firmeza da fé. Por sua vez o santo, testemunho da segurança de Deus, retirou-se para um lugar isolado para poder continuar governando a Igreja local. Porém, foi descoberto pelos perseguidores.

Um dia uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.

Conhecido pela sua extrema bondade, santidade e milagres foi preso pelo governador da Capadócia e Armênia e obrigado a adorar os deuses pagãos. Negou-se São Braz, dizendo: “não quero ser amigo dos vossos deuses, porque não quero arder eternamente com os demônios”.

Já condenado, São Brás enfrentou muitas torturas sem trair nem renegar sua fé em Jesus Cristo. Foi morto no dia 3 de fevereiro. Seu corpo teria sido colocado numa pequena igreja em Sebaste. Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas para a atual basílica, cuja localização recebeu o nome de Monte São Braz.