O mês de Junho é definitivamente um mês especial, é durante este período que são comemoradas as famosas Festas Juninas (Festas de Junho) as celebrações acontecem em comemoração aos santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Essa tradição veio para nosso país junto com nossos colonizadores, os portugueses, mas vale lembrar que além da influência da cultura portuguesa na festa que hoje você conhece, franceses, espanhóis e até chineses contribuíram para que as festividades se tornassem o que hoje conhecemos como Festas Juninas.

Estas misturas de culturas vindas de fora com as que já existiam aqui no nosso país com os povos indígenas transformaram, com o passar dos anos, estas festas que são riquíssimas em cultura, gastronomia e religiosidade.

Há regiões que estendem as comemorações até o inicio do mês de Julho, afinal não há quem não resista as guloseimas de uma festa junina, a música, a dança, a alegria que elas trazem para o povo nas diversas regiões do nosso país!  
                           

13 de junho – Santo Antônio

Normalmente representado em imagens segurando o menino Jesus, ele é o famoso santo casamenteiro. É invocado para auxiliar solteiras e solteiros a encontrarem seu par ideal. 

 

24 de junho – São João

Em vez de junina, muitos chamam os festejos de São João, pois dia 24 é o auge das festividades, exatamente quando se comemora o aniversário de São João Batista, o santo festeiro.
A lenda diz que nesse dia ele prefere dormir o dia todo para não ver as fogueiras na Terra e ficar com vontade de descer e comemorar também.

 

29 de junho – São Pedro

São Pedro é o último a receber as homenagens durante o mês de junho.
Homenageado no dia 29, o principal apóstolo de Jesus Cristo é fiel depositário de todas as esperanças de chuva dos nordestinos.
Segundo a tradição, é obrigação dos viúvos e das viúvas acender uma fogueira na porta de casa durante a noite do dia 29.
O dia de São Pedro também representa o fim do principal período festivos do mês.