Um dos maiores desafios para o cristão é o de viver neste mundo sem ser deste mundo. Viver aqui sabendo que pertencemos a um outro lugar: o Céu; que temos uma pátria celeste onde Deus habita e na qual desejamos morar. Todo cristão tem o céu como ponto de chegada, pois é lá que queremos viver a eternidade, mas, muitas vezes, durante a vida, esquecemos de cultivar o caminho que nos leva até lá.

Deus sabia que neste mundo teríamos muitas dificuldades e muitas distrações que poderiam fazer com que seguíssemos por um caminho diferente, um caminho que não nos conduz à salvação. Por isso, Deus deu a cada ser vivo um anjo da guarda com a missão de ser o elo entre o homem e Deus.

Como já diz a tradicional oração ao anjo da guarda é ele que nos guarda e protege de todo o mal, nos guia para que saibamos seguir o caminho certo, que nos governa para que nossas intenções sejam sempre retas e puras e nos ilumina para que tenhamos discernimento para agir corretamente.

 

Companheiros por Toda a Vida

 

Por essa missão tão importante que foi dada aos anjos da guarda, devemos sempre procurar desenvolver uma relação de amizade com ele. São Pio de Pieltrecina, ou simplesmente Padre Pio como é conhecido, foi um grande divulgador da devoção que devemos ter ao nosso anjo da guarda e de como eles intercedem por nós. Em uma carta escrita a uma jovem chamada Anitta ele revela:

“Que consolador é saber que perto de nós há um espírito que, do berço ao túmulo, não nos abandona em nenhum instante, nem sequer quando nos atrevemos a pecar! E este espírito celestial nos guia e protege como um amigo, um irmão. É muito consolador saber que esse anjo ora sem cessar por nós, oferece a Deus todas as nossas boas ações, nossos pensamentos, nossos desejos, se são puros. Nunca diga que você está sozinha na batalha contra os seus inimigos. Nunca diga que você não tem ninguém a quem abrir-se e em quem confiar. Isso seria um grande equívoco diante desse mensageiro celestial”.

 

Poderosa Intercessão

 

Nossos anjos da guarda são extremamente poderosos, pois ao mesmo tempo que ficam em nossa presença, cuidando de nós, eles também estão na presença de Deus e é o próprio Senhor Jesus quem nos ensina:

“Cuidado para não desprezar um destes pequeninos, porque eu vos digo que seus anjos estão continuamente no Céu, na presença do meu Pai Celeste” (Mt 18, 10).

Por isso devemos pedir sua intercessão sem cessar para que nos ajudem nos problemas de ordem terrestre, mas principalmente nos auxiliem a conquistar a santidade necessária para a nossa salvação. Ele conhece a estrada e pode nos auxiliar a trilhá-la com sucesso.

O nosso anjo da guarda é a ponte cotidiana para um encontro com Deus Pai: do momento em que nos levantamos ao momento que vamos dormir, nos colocar em sua presença é estar também na presença de Deus.

 

Estabelecendo uma Relação com seu Anjo da Guarda

 

Se quisermos ter uma amizade com nosso anjo da guarda devemos aprender a falar com ele diariamente por meio da oração que é como acontece todo relacionamento no mundo espiritual. Existem várias orações voltadas aos anjos da guarda e que são muito importantes fazer.

Porém, como vimos, cada pessoa neste mundo tem o seu próprio anjo da guarda, então porque não fazer uma oração pessoal? Reze com suas próprias palavras, conte como foi o seu dia, agradeça por ele ter estado ao seu lado, peça ajuda para um problema ou situação de difícil solução. Escute o que ele tem a lhe dizer.

 

Situações que os Anjos Podem Ajudar

 

Padre Pio nos ensinou que podemos enviar os nossos anjos da guarda aos lugares que não podemos ir. Se estamos impossibilitados de ir à missa, por exemplo, por algum motivo de saúde, podemos enviar nossos anjos da guarda para que se coloquem na presença de Jesus Eucarístico e recebam as bençãos que precisamos.

Padre Pio também nos ensinou que podemos rezar pelo anjo da guarda de outra pessoa como nossos filhos, amigos e familiares, e que também podemos pedir ao nosso anjo que converse com o anjo da guarda de alguma pessoa com quem tenhamos dificuldades de relação para que a paz e harmonia sejam restabelecidas.

Pedir o auxílio do anjo da guarda antes da confissão também é muito importante, pois ele sabe tudo o que fizemos e o que desagradou à Deus, nenhum pecado passa despercebido pelo nosso anjo.

 

Não Podemos nos Esquecer

 

A Igreja celebra o Dia dos Anjos da Guarda no dia 02 de outubro. Por isso, se você ainda não acredita ou não conversa com o seu anjo da guarda, esse é o momento propício para iniciar uma devoção pessoal à ele.

O Papa Francisco, em sua homilia por ocasião da celebração do dia do anjo da guarda em 2014 nos relembra que:

“Deus colocou um anjo ao nosso lado para nos proteger: Se alguém aqui acredita que pode caminhar sozinho, se engana muito, cai no erro da soberba, acredita ser grande e autossuficiente. O Pai disse ‘Eu mando um anjo diante de ti para guardar-te, para te acompanhar no caminho, para que não erres’. Hoje eu pergunto: como está minha relação com o meu anjo da guarda? Eu o escuto? Digo-lhe ‘bom dia’, lhe peço para velar meu sono, falo com ele? Peço conselhos? O anjo está ao meu lado!”.

 

Santo Anjo da guarda, rogai a Deus por nós!

 

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.