Tudo que sabemos à respeito de Marta vem da Bíblia Sagrada. Ela era filha de Simão, o leproso e vivia junto de Lázaro e Maria, seus irmãos. Foi na casa onde viviam estas pessoas que certa vez Jesus procurou descanso e abrigo, acolhido por eles, Jesus conversava enquanto Maria estava aos seus pés ouvindo a pregação.

Diferente de Marta que era trabalhadora e responsável, Maria era o oposto. Marta se queixa da posição que a irmã levava da vida e então Jesus ensina que os valores espirituais são mais importantes do que os valores materiais e que Maria estava certa em ocupar se por ouvir e aprender . Em uma outra passagem bíblica, a que trata da ressurreição de Lázaro, é Marta quem mais fala com Jesus e pede que o Senhor dê a vida novamente a seu irmão.

Jesus chora comovido com o pranto de Maria e a humildade com que Marta  pede para trazer seu irmão de volta do mundo dos mortos. Foi então que o
milagre de reviver Lázaro, já morto e sepultado, solicitado com tamanha simplicidade por Marta ocorre. Em outra passagem Marta e Maria preparam uma prévia da última ceia do Senhor, enquanto Marta serve a mesa, Maria lava os pés de Jesus, gesto este que ele imitaria em seu último encontro com os doze apóstolos.

A tradição das festas dedicadas à Santa Marta começam por volta do ano de 1262, no dia 29 de Julho com os frades franciscanos. A Santa é conhecida por ser padroeira dos cozinheiros, nutricionistas, dentistas e dos anfitriões e hospedeiros.