Algumas vezes ouvimos algo assim:

Você conhece Santa Faustina? Não! Nunca ouvi falar!

E Jesus Misericordioso? Ah! Este sim! É aquele Jesus em que saem os raios de Luz de seu peito.

Pois bem! A maioria das pessoas conhece Jesus Misericordioso, mas não sabe que Santa Faustina, lá na Polônia, em 1931, no dia 22 de fevereiro, viu a Jesus de pé, com a túnica entreaberta na altura do coração de onde saiam grandes raios, um vermelho e o outro pálido. E Ele a ordenou que pintasse uma imagem de acordo com sua visão e adicionasse a inscrição “Jesus, eu confio em vós”.

E assim pintou a imagem que é conhecida mundialmente.

Santa Faustina nasceu em 1905, em Turek, na região central da Polônia e o nome Helena Kowalska foi dado em seu batismo. Filha de Estanislaw Kowalsk e Mariana Babel, tinha mais nove irmãos sendo a terceira filha.

Aos sete anos teve sua primeira experiência de escuta da voz de Deus e aos dezoito anos queria entrar para a vida religiosa, porém seus pais não lhe concederam permissão.

Pouco tempo depois, foi a um baile com uma de suas irmãs, mas não se sentia bem e viu Jesus com suas chagas ao seu lado pedindo que O seguisse.

Foi para um local mais silencioso e mais uma vez viu a Jesus lhe pedindo para entrar em um convento. E assim o fez por sua conta e risco levando apenas poucos pertences.

Em 1925, recebe o nome de irmã  Maria Faustina, no Convento das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia em Varsóvia. Sua vida foi sempre de entrega e conversa constante com Jesus, pedindo e executando suas orientações que podemos encontrar em seus escritos, que se tornou  o Diário de Santa Faustina, o relato de toda sua vida com suas conversas com Jesus, com suas angústias e sofrimentos e, também, com suas alegrias, e outras revelações como a Festa da Misericórdia, o Terço, a ladainha, a novena e a hora da misericórdia.

A santa sofreu por muitos anos com a tuberculose e isto a debilitou muito, porém sua devoção e dedicação lhe traziam forças para a oração.

Com apenas 33 anos faleceu em 05 de outubro de 1938, deixando um legado de orações, revelações, relatos, vivências místicas de muita profundidade e riqueza, apesar de sua juventude. Foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

Um dos pedidos de Jesus à Santa é que se instituísse o Segundo Domingo de Páscoa como o Domingo da Misericórdia, o que foi realizado e o celebramos.

Santa Faustina nos ensinou a confiar em Jesus e em Sua Divina Misericórdia e é isto que devemos levar adiante com todo nosso amor dizendo:

“Jesus, eu confio em Vós!”

 

Irmã Faustina, OSB Oblata

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.