Vivemos no Brasil um período de grande instabilidade econômica cuja mais grave consequência é o desemprego. Ao mesmo tempo, a oferta de crédito, seja por meio de empréstimos ou de acesso ao cartão de crédito, nunca foi tão grande, abrangendo todas as classes sociais. O problema é que não temos uma educação financeira adequada e muitas pessoas acabam se endividando por não saber como administrar bem o seu dinheiro.

Diante de números tão alarmantes são muitas as pessoas que recorrem a fé para alcançar as graças que necessitam para sair de uma situação financeira difícil, e neste momento, nenhum santo tem o nome tão invocado como o de Santa Edwiges.

 

História

 

Santa Edwiges nasceu em uma família nobre no ano de 1174 na Alemanha. Casou-se ainda jovem com o príncipe Henrique I, tornando-se Princesa da Silésia, atual região da Polônia. Teve seis filhos, sendo que dois morreram precocemente. Ela herdou um dote milionário de seu casamento e o gastou fazendo o bem ao próximo.

Após a morte de seu marido, Edwiges mudou-se para um convento localizado em Trebnitz, na Polônia, onde ficou até sua morte em 1243. Durante seu tempo no convento, doou todo o seu dinheiro para os mais necessitados e ajudou na construção de casas e vilarejos para órfãos e viúvas, além da construção de igrejas e conventos.

 

Intercessora dos Endividados

 

Um dia, ao visitar uma prisão, ela ficou sabendo que a maioria dos que se encontravam presos era pela falta de condições financeiras para pagarem suas dívidas. Então ela mesma pagava as dívidas dos presos libertando-os da prisão e auxiliando-os para que encontrassem um emprego digno.

Foi assim que Santa Edwiges ficou conhecida como padroeira dos pobres e endividados. Sua caridade não tinha limites e ela socorria a todos que lhe pediam por ajuda, fato que continuou mesmo após a sua morte. Poucos anos depois de falecer e com vários milagres comprovados, foi canonizada pela Igreja em 1267 tendo seu dia celebrado em 16 de outubro.

 

Oração Meditada à Santa Edwiges

 

Se você está passando por um momento financeiro delicado em sua vida, se falta o básico para sua família, se você já tentou procurar emprego em todos os lugares sem obter sucesso, se você tem dificuldades para administrar o seu dinheiro, faça conosco essa oração meditada à Santa Edwiges confiando em sua poderosa intercessão e na misericórdia divina que nunca nos falta.

Antes de começar a rezar, coloque-se em um ambiente calmo e silencioso e chame o seu anjo da guarda para lhe acompanhar na oração:

 

Ó Santa Edwiges, Vós que na Terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados…

Apresente neste momento a sua verdadeira situação financeira, as dívidas que possui, as dores, angústias e frustações que essa situação te traz, apresente todas as pessoas que também sofrem com a sua situação financeira como filhos e cônjuge.

 

…no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante Te peço que sejais a minha advogada…

Reconheça o poder de intercessão que Deus concedeu a Santa Edwiges, lembre-se que ela não desprezava ninguém em suas dificuldades e que a todos socorria com caridade e amor e peça que interceda por você junto a Deus Pai.

 

…para que eu obtenha de Deus o auxílio que urgentemente preciso… (faça seu pedido)

Neste momento peça, com humildade, aquilo que necessita. Não pense no tamanho do seu problema ou na gravidade da sua situação, pois para Deus nada é impossível, mas antes reconheça que sozinho (a) nada pode fazer e que por isso recorre a intercessão de Santa Edwiges. Peça o que necessita com a fé de quem sabe que tem o mais amoroso e bondoso dos Pais e que nada negará a quem o pedir.

 

…Santa Edwiges, protetora dos endividados, aumentai minha confiança na providência divina para que não falte o pão de cada dia, e que no final do mês não falte o necessário…

Confiar em Deus e na sua providência divina é imprescindível para alcançarmos Dele a graça que necessitamos, isto porque Deus é onipresente e onisciente, ou seja, Ele está presente em todos os lugares e sabe de todas as coisas, então Ele sabe a situação difícil pela qual está passando, Ele conhece sua vida e te acompanha a cada momento.

Mas Deus também é onipotente, que significa aquele que tem todo o poder. É preciso confiar que Ele tem o poder de tudo transformar e de que o fará se o pedirmos de todo o coração.

 

…para que eu possa dar aos meus familiares saúde, educação e dignidade na moradia…

Peça também por tudo aquilo que necessita em sua vida. Nosso Senhor Jesus nos ensina que Deus sabe que precisamos de roupas para nos vestir, comida para nos alimentar, água para beber, afirmando que “vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso” (Mt 6, 32). Por isso peçamos a Deus tudo aquilo que estamos necessitando nesse momento com a confiança de sermos seus filhos amados.

 

…Santa Edwiges intercedei por mim para que eu consiga o equilíbrio na vida financeira e o discernimento nos negócios…

Muitas vezes erramos no modo como administramos nosso dinheiro. Ou gastamos de mais com coisas que muitas vezes não necessitamos, ou simplesmente não sabemos nos organizar de modo que o dinheiro que recebemos no primeiro dia do mês chegue até o último. Se este é o seu caso reconheça isso na presença de Deus.

Se você é dono do seu próprio negócio, esse discernimento se faz ainda mais necessário. Pensar “como conduzo o meu negócio? Como gasto o meu dinheiro?” ajuda a colocar no nosso campo de visão aquilo que nos é necessário.

Lembre-se que a oração é composta de dois momentos: 1. O ato de orar, nos colocando na presença de Deus e nos reconhecendo necessitados de seu amor, de suas bençãos, de sua providência; 2. O ato de agir, de se colocar em ação, mudando aquilo que é possível em sua vida, corrigindo o que errou, mudando o que é preciso mudar. Por isso, se for o caso, busque ajuda de pessoas capacitadas para organizar a sua vida financeira e a do seu negócio.

 

…Ajudai-me a superar os problemas financeiros, que eu não me iluda com o dinheiro fácil, que eu não seja conivente com a corrupção, propina…

Muitas dívidas começam com a ilusão de que teremos dinheiro fácil, mas não nos organizamos para o impacto que as parcelas de um empréstimo ou os juros que um cartão de crédito podem ter na nossa vida financeira. Não se iluda com esse dinheiro que parece fácil e acessível. Pense se realmente precisa dele e caso necessite analise as condições para o pagamento, as taxas de juros, entre outros. Não seja imprudente!

Caso seja dono do seu negócio seja sempre honesto e justo com tudo o que envolve o seu dinheiro, não sonegue impostos, não seja corrupto e não aceite propina para o fechamento de um serviço. Tudo isso são coisas que muito desagradam a Deus. Lembre-se que seu filho, Jesus Cristo, foi vendido por Judas por 30 moedas.

 

…Dai equilíbrio na vida financeira…

Somos “bombardeados” a todo momento com ofertas de produtos e serviços: são roupas, calçados, carros, celulares, computadores, televisão, entre muitos outros. Às vezes já temos um bom celular ou um bom carro, mas queremos o último modelo, porque tem uma cor diferente, uma funcionalidade nova e acabamos por adquirir uma dívida, muitas vezes sem necessidade.

O cristão não é consumista. Sabemos que nosso único e verdadeiro bem está em Jesus Cristo Nosso Senhor, que se dá gratuitamente a todos na eucaristia. O cristão não acumula bens materiais porque sabe que deste mundo nada levará.

Precisamos buscar o equilíbrio e ter uma vida simples, com o conforto e itens que necessitamos, e deixar de lado uma vida de ostentação, com itens além dos necessários. Pense neste momento, nos gastos desnecessários que teve e peça o auxílio de Santa Edwiges para não mais cometer este erro.

 

…Alcançai-me também, Santa Edwiges, a suprema graça da salvação eterna.

O Céu é o objetivo de todo o cristão, então peçamos também a Santa Edwiges a graça de conseguirmos alcançar a salvação eterna sabendo viver somente com o necessário neste mundo para que não nos afastemos do nosso único e verdadeiro bem que é Jesus Cristo Nosso Senhor.

Santa Edwiges, rogai por nós.

 

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.