Quando Deus decidiu que havia chegado o tempo de seu filho amado vir ao mundo para a salvação dos homens, Ele poderia ter feito isso de muitas maneiras, afinal, Ele é Deus Todo Poderoso. Mas Ele quis que seu filho chegasse como todos os humanos chegam a este mundo: no seio de uma família, tendo um pai e uma mãe.

 

Sagrada Família

 

A missão era importante porque era o filho de Deus que deveria nascer em nosso meio, por isso Deus escolheu para ser sua mãe uma mulher que era humilde e pura de coração, sem nenhuma mancha de pecado e que amava a Deus acima de todas as coisas. Por ser Deus, Jesus foi gerado em seu ventre por obra do Espírito Santo. Mas a família ainda não estava completa, faltava o pai.

Maria já estava prometida à casamento à José, homem justo diante de Deus, humilde e com o coração reto. Avisado em sonho pelo anjo, ele aceitou Maria e o filho que carregava no ventre e desde então dedicou sua vida para cuidar e zelar da sua família que era sagrada porque o próprio filho de Deus se fazia presente no meio deles.

 

Importância da Família

 

O nascimento de Jesus no seio de uma família mostra a importância que a família possui para Deus no plano de nossa salvação. A família é o local onde somos acolhidos e onde aprendemos as noções básicas sobre o mundo que nos rodeia. Nós também recebemos de nossos pais a educação e os valores – o que podemos e não podemos fazer, o certo e o errado – construindo assim nosso caráter.

A educação familiar é insubstituível, sua preciosidade é incomparável. Não podemos delegar para a sociedade o direito divino que recebemos de Deus de educar nossos filhos. A sociedade atual está carente de valores e isso acontece porque as crianças não são mais ensinadas sobre os valores e base da moral cristã. Devemos viver nossa maternidade e paternidade com responsabilidade e temor divino.

 

Sagrada Família como Modelo

 

Ter a sagrada Família de Nazaré como modelo é recordar que ela é a escola das virtudes onde podemos nos espelhar. Assim como na Família de Nazaré, a nossa família deve buscar ter Deus como o centro de tudo o que acontece em sua vida.

O silêncio é uma lição que podemos aprender com a família de Nazaré. Após o trabalho e orações do dia, o silêncio permitia o recolhimento interior, a meditar nas palavras ensinadas pelos profetas. Hoje falta em nossas famílias o silêncio. A televisão virou o centro da casa, sempre ligado em algum canal. Os celulares e tabletes, roubam o nosso tempo e diálogo em família, mas também a oportunidade de nos silenciarmos e meditar a palavra de Deus.

A oração é modo que Deus nos deu de estarmos em contato pleno com Ele, devemos rezar em família, ir à missa, participar de estudos bíblicos e das celebrações festivas, como a Sagrada Família que rezavam juntos e iam à Sinagoga ouvir a Sagrada Escritura e participavam das santas comemorações da época.

José era carpinteiro e ensinou sua profissão ao seu filho Jesus. Deste modo, também podemos compreender a importância e a nobreza do trabalho que não encontra um fim em si mesmo, ou seja, não devemos trabalhar para acumular bens e riquezas, mas devemos ver no trabalho uma forma de conseguirmos os bens materiais necessários para a vida neste mundo.

Por fim, a leitura dos Evangelhos nos faz identificar uma família que reza (Lc 2,41-42), busca a vontade do Pai (Mt 1,18-24; Mt 2,13-23; Mc 3,33), enfrenta as dificuldades, como a falta de hospedagem em Belém ou a perseguição de Herodes (Lc 2,1-7; Mt 2,13-18), trabalha (“não é este o carpinteiro, o filho de Maria?” – Mc 6,3), enfrenta a dura realidade da Cruz (Jo 19,25).

 

Igreja Doméstica

 

A família é o primeiro lugar de encontro com Deus, por isso ela é chamada de “igreja doméstica”. É na família que a criança aprende primeiro sobre Deus e é onde os pais podem viver sua vocação matrimonial. O Concílio Vaticano II reconheceu que todo batizado tem a vocação para a santidade. Assim sendo, devemos nos esforçar para que a santidade comece no seio de nossa família.

Que neste Natal, ao contemplar a Sagrada família no presépio, possamos refletir o quão despojados de bens materiais eles foram e o quão cheios da presença de Deus eles viveram durante todo o tempo de suas vidas.

 

Rezemos Juntos Esta Belíssima Oração Feita pelo Papa Francisco:

 

“Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor e, confiantes, a Vós nos consagramos.

Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais haja nas famílias episódios de violência, de fechamento e divisão; e quem tiver sido ferido ou escandalizado, seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do carácter sagrado e inviolável da família e da sua beleza no projeto de Deus. Jesus, Maria e José, ouvi-nos e acolhei a nossa súplica. Amém”.