OS SABORES DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO PARA SUA MESA

O Mosteiro de São Bento de São Paulo é muito conhecido pela sua padaria. Bolos, pães, biscoitos e outras iguarias são bastante apreciados por quem visita a abadia beneditina mais antiga da cidade de São Paulo, fundada em 1598.

Além de adquirir os quitutes monásticos, os apreciadores da boa gastronomia poderão também produzi-los na cozinha de casa. O livro Cozinhe com os monges: receitas de entradas, pratos e sobremesas do Mosteiro de São Bento (Editora Planeta) traz 100 receitas diversas do mosteiro. Trata-se de uma pesquisa do monge Dom João Baptista Barbosa Neto e da oblata beneditina Sandra Marina Witkowski, com adaptações das receitas monásticas.

O sabor da vida depende de quem o tempera. É preciso que deixemos Deus temperar nossa vida. É preciso resgatar a espiritualidade da refeição, tanto do preparo quanto do ato de comer.

Os mosteiros são muito famosos pela gastronomia. Geralmente se pode encontrar nas lojas das abadias algo relacionado a comida: queijos, pães, doces… Ao longo de séculos, os monges beneditinos acabaram por usar a criatividade também na cozinha e desenvolveram receitas, refeições e cardápios inteiros para alimentar o grande número de seus moradores. Em São Paulo o mosteiro do Centro da cidade abriga 42 monges.

A comida no mosteiro é bastante simples. Os monges costumam elaborar seus pratos e se alimentar daquilo que está mais presente nas regiões onde os mosteiros estão instalados. Mas nos dias de festas se procura fazer um prato mais elaborado, pois toda festa que se preze, seu ponto alto está na mesa. A maneira de como a comida é produzida e apresentada, a limpeza, o sabor, contribui para o bem estar. Para o monge a refeição é comunitária: ela celebra a vida, por isso ela é uma oração e preparação para o banquete celestial.

Cozinhe com os monges: receitas de entradas, pratos e sobremesas do Mosteiro de São Bento não é um livro de culinária convencional. Ele traz, além das receitas, orações para as refeições de almoço e jantar para toda uma semana, além de uma sugestão de cardápios para ser seguido em casa. A obra traz ainda receitas do disputadíssimo brunch,realizado no último domingo do mês, do qual participam chefs de restaurantes e buffets da cidade, que cederam receitas exclusivas que são oferecidas no evento.

Devemos deixar que Deus passeie também por nossa cozinha, que sua presença possa ser sentida entre as panelas, que Ele possa passar um tempero todo especial. Se permitirmos que assim seja, tudo vai ficar mais gostoso.

 

Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB
Mosteiro de São Bento de São Paulo

 

Conheça o Mosteiro de São Bento, Site | FaceBook

 

 

Adquira o Livro Sabores do Mosteiro de São Bento

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.