A Medalha de São Bento é um sacramental muito popular e traz em si uma oração de exorcismo. Por isso é muito comum encontrarmos esta medalha dependurada ao pescoço, nas portas de residências, em retrovisores de automóveis ou adesivada em sua lataria. Com toda certeza, estas pessoas que trazem a medalha consigo, buscam afastar o maligno de seus projetos, de suas vidas.

Há de se ter cuidado quanto ao uso da medalha e a compreensão de seu significado. Ela não é um amuleto ou um objeto da sorte, mas um sacramental, ou seja, traz em si um sinal visível do invisível. Assim, deve-se utilizar a medalha rezando a oração nela contida, reconhecendo a presença e o poder do próprio Deus que caminha conosco. Aliás, ela é adesão a Ele.

A adesão a Deus pode ser traduzida a partir do próprio Evangelho, quando Cristo nos convida: Vem, e segue-me! (Mt 19, 21) Ora, quem segue a Cristo diz não a toda obra do maligno. Quando o abominável ser tenta atrair-nos para sua senda, diz com muita fé e confiança, aquele que disse sim ao chamado do Deus encarnado: RETIRA-TE, SATANÁS!

Esta frase de autoridade faz parte da oração da Medalha de São Bento. O santo varão fundador dos beneditinos, sempre fazia o sinal da Cruz quando iniciava algum projeto ou tomava alguma importante decisão. Dizer “Retira-te, satanás” estamos dizendo, sai de perto de mim que sou de Deus! Aqui tu não tens vez!

 

Oração da Medalha de São Bento

 

A Cruz Sagrada seja a minha luz,

não seja o dragão o meu guia.

Retira-te, satanás!

Nunca me aconselhes coisas vãs.

É mau o que tu me ofereces,

bebes tu mesmo os teus venenos!

 

Mas é necessário ter consciência de que o maligno não desiste fácil. Ele até se afastará no momento que proferimos a oração, mas ele sempre retorna para tentar nos seduzir. E mais, ao saber de nossas fraquezas e percebendo nossos momentos de perturbação e tristeza, se aproxima para dar-nos seus horrorosos golpes. Por isso, se faz necessário rezar sempre e dizer “Retira-te, satanás!”, principalmente quando nos sentimos mais fracos na fé.

Que realmente, a Cruz Sagrada possa ser a nossa luz. Que ela possa afastar o mal que tenta se aproximar de nós e que o nosso sim seja verdadeiro. Se assim o for, Deus com sua luz de amor, afastará a todo o mal de perto de nós.

 

Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB
Mosteiro de São Bento de São Paulo

 

Conheça o Mosteiro de São Bento, Site | FaceBook

 

 

 

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.