O batismo é o fundamento de toda a vida cristã.É a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus. O batismo é o sacramento da regeneração pela água e a Palavra.

Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã.
Podemos traduzir as palavras padrinho e madrinha “como pais na fé”.

Na cerimônia de batismo, o padre exige dos pais o compromisso de educar o filho ou a filha na fé. E do padrinho e da madrinha exige o compromisso de ajudar o afilhado, com a palavra e com o exemplo, a viver sua vida cristã.

O sacramento do batismo é muito importante, por isso o cuidado com aquele que vai apadrinhar o batizando.

Os padrinhos são pessoas escolhidas pelos pais para auxiliarem na condução de seus filhos, pela vida inteira. São eles os encarregados de nos ajudar na educação dos pequenos, na tarefa de formá-los para o bem.

Ao escolhermos os padrinhos, estamos dizendo aos escolhidos: “eu confio a você o meu bem mais precioso, toda a minha riqueza, a minha vida”.

Quem aceita esta responsabilidade o faz para sempre, pois a condição de filho de Deus é eterna; portanto sua tarefa de amor, cuidado e orientação não acaba quando seu afilhado se torna adulto, mas continua por toda a vida.