São Bento é um destes santos invocados principalmente nos momentos de angustia e aflição. É ele um dos protetores contra o mal. Um símbolo muito ligado a este santo é a medalha que carrega seu nome. Famosa não apenas entre os católicos é a Medalha de São Bento. Muitos, porém, não sabem seu verdadeiro significado, além de uma utilização equivocada, pois a consideram como talismã, um objeto da sorte. Mas não é assim que deve ser compreendida.

A Medalha de São Bento é um sacramental, ou seja, um sinal da presença divina. Ela traz impressas algumas letras dentro e ao redor do desenho de uma cruz, que são as iniciais das palavras que formam uma poderosa oração escrita em latim. Esta oração, não se sabe ao certo, a tradição remete a São Bento que recorria ao sinal da cruz diante do perigo.

A oração em latim foi traduzida para as mais diversas línguas. Em português se apresenta desta maneira:

A Cruz sagrada seja a minha luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás. Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que me ofereces. Bebe tu mesmo dos teus venenos.

Há muitos relatos atribuídos à proteção pela medalha de São Bento. Isto porque não basta usá-la. Não quer dizer que o mal não venha a atingir quem porta a medalha de São Bento. É necessário rezar a oração a ela referente. E mesmo que o mal atingir-nos, apesar de estarmos com uma medalha de São Bento, suportar este mal será muito mais fácil. Pois o mal sempre quer nos atingir. Devemos com a luz da cruz derrotá-lo, mostrar que mesmo sofrendo somos mais fortes, pois Cristo morreu, padeceu numa cruz. Este sinal, porém, se tornou a marca da vitória.

Muito Além da medalha São Bento é invocado a partir de outras orações e jaculatórias. Moradores de regiões rurais pedem sua proteção contra picadas de cobras, serpentes e outros animais peçonhentos. Isto pelo fato de ter sido o santo vítima de atentados com venenos. Assim, ao adentrar nas roças e matas o devoto pronuncia: De todo bicho peçonhento, livrai-nos São Bento.

Há também orações contra a inveja. Um dos atentados contra São Bento foi justamente motivado pela inveja. Um sacerdote desejoso da fama de santidade de São Bento enviou-lhe um pão adulterado com veneno, afim de que São Bento ingerisse o alimento e padecesse. No entanto, sentindo que havia algo errado com aquela atitude, São Bento ordenou a um corvo que apanhasse aquele pão maldito e o levasse a um lugar onde ninguém pudesse dele se alimentar. Com isso São Bento foi salvo.

Para pedir a proteção de São Bento contra a inveja o fiel deve assim rezar:

São Bento na água benta; Jesus Cristo, no altar; quem estiver no meio do caminho se arrede e deixe eu passar. A cada salto, a cada descuido, São Bento na água benta; Jesus Cristo, no altar; quem estiver no meio do caminho se arrede e deixe eu passar. Pois creio em Jesus e em seus santos que nada me ofenderá, a mim, à minha família e a tudo que eu criar. Amém.

Reza-se também:

Ó Senhor São Bento, protegei-nos de todos os males. Ficai comigo nos momentos de cansaço, angustia e aflição. Ajuda-me a ser forte para enfrentá-los. Que com a luz irradiadora da cruz de Cristo, sinal de vitória, possa eu vencer a todos os males e atentados do demônio. Que o dragão seja derrotado por esta luz e que nunca me falte a paz e a mansidão em meu coração Amém.

A fim de obter mais proteção ainda foi composto também um Terço de São Bento, no qual os fieis devotos conhecem e nutrem espiritualmente suas vidas com palavras escritas pelo próprio São Bento em sua regra, pois o terço é meditado com trechos da famosa obra legislativa/espiritual.

 

Reze para obter a graça:

Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo a vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições. Que nas famílias reine a paz e tranquilidade; se afastem todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado. Alcançai do Senhor a graça que vos suplicamos; obtendo-nos finalmente que, ao terminar nossa vida neste vale de lágrimas, possamos ir louvar a Deus.

Se você deseja conhecer com maior profundidade sobre São Bento, a espiritualidade beneditina e as poderosas invocações e orações a São Bento, adquira os livros “A Poderosíssima Medalha de São Bento” e “Terço de São Bento”, ambos de autoria de Dom João Baptista Barbosa Neto, publicados pela Editora Ave-Maria e pelo selo Corvo Amigo, respectivamente. A graça está aí. Recebe quem quer!

Que em tudo seja Deus glorificado!

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.