O evangelista São Mateus era um homem rico e ao escutar o chamado de Nosso Senhor Jesus Cristo decidiu seguir o Mestre. Sua vida estava repleta de muitas realizações humanas, mas faltava algo maior, um sentido para sua existência. É isso que ele encontra ao escutar as palavras de Cristo, “segue-me”, abandonou a vida de Levi (o homem rico) mundana para se tornou um dos evangelistas que viveram com Cristo, com os demais apóstolos.

Seu testemunho ao descrever e viver com os seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo nos trouxe a perspectiva do Jesus homem e ao mesmo tempo Deus. Aquele que habita entre nós e nos faz sentir a presença do Salvador. São  Mateus nos mostra através de seu evangelho que o  senhor é a verdade e a vida. Nosso senhor é o Salvador, e por isso as coisas deste mundo servem ao homem e não podem torná-lo refém.

São Mateus é retratado como o anjo com face de homem, pois nos coloca no mundo para sermos seguidores dos passos do Senhor. Ao seguirmos Nosso Senhor Jesus Cristo somos convidados a assumir o mistério da existência, morte e ressurreição em direção a vida eterna.

O evangelho de Mateus nos convida a entrega total e sem reservas de nosso ser. A proposta de Mateus não é vangloriar a miséria material, seu intuito é valorizar a vida espiritual e a busca da eternidade. Deste modo, “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, isso significa que os bens matérias são necessários para o homem, mas não é um fim em si. O objetivo final daquele que segue o Senhor é vida eterna com Deus.

O evangelho escrito por volta do ano 80-90 d. C. na região da Palestina nos coloca nessa dimensão da busca pela vida plena com Deus.

 

 

 

Prof. Dr. Schuck N.
Doutor pela Puc SP.

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.