Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria Santíssima. Ela é a protetora dos pescadores e marinheiros. A devoção a ela teve início no século XV, quando cristãos invocavam a sua proteção.

Com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses, as pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. A tradição se manteve com o passar dos séculos e foi difundida pelos navegadores portugueses e espanhóis que chegaram no Brasil.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob mantença de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

 
Todos os anos é realizada em Porto Alegre uma procissão considerada o maior evento religioso do Rio Grande do Sul. A festa é realizada todo dia 2 de fevereiro. A procissão em honra à Nossa Senhora dos Navegantes reuni todos os anos milhares de pessoas.