Certa vez, um monge peregrino chamado Simão teve um sonho. Nele a imagem de Nossa Senhora estava enterrada no topo de uma montanha muito alta e íngreme. Naquela época ele estava pela região de Salamanca, na Espanha. Nesta mesma região havia uma serra chamada Penha de França que possuía as mesmas características do local do seu sonho.

Simão, motivado, sai à procura da imagem de Nossa Senhora por toda aquela região. Na época cristãos e muçulmanos estavam passando por um conflito religioso. Por isso, os católicos, para não terem suas imagens destruídas passaram a escondê-las.

Após três longos dias de procura, estava Simão sentado descansando quando vê uma formosa mulher com o seu filho no colo e ela indica para o monge onde estava a imagem de seu sonho. Foi com o auxilio dos pastores locais que ele finalmente consegue encontrar o que tanto procurava. Ali ele constrói uma pequena capela que logo se tornaria um santuário dedicado à Nossa Senhora da Penha de França, em El Cabaco.
 
São atribuídos a imagem de Nossa Senhora da Penha vários milagres, entre
eles não podemos deixar de citar a extinção de uma epidemia que assolou Portugal e a Espanha. A Câmara de Lisboa fez uma promessa à Nossa Senhora de construir um grandioso templo em sua homenagem se ela livrasse a cidade da praga e assim foi feito.

O culto e devoção a Nossa Senhora da Penha veio para nosso país através dos colonizadores portugueses. Frei Pedro Palácios, espanhol e fervoroso devoto da santa foi um dos maiores responsáveis por promover a fé em Nossa Senhora da Penha aqui no Brasil. Nossa Senhora da Penha ganhou várias igrejas país à fora, dentre eles destacam se o de Vila Velha no Espírito Santo, o de Irajá no Rio de Janeiro e em São Paulo no bairro Penha de França.