Maria Santíssima é celebrada no Brasil como Nossa Senhora Aparecida porque sua imagem apareceu na rede de pesca de três pescadores que estavam no rio Guaratinguetá na segunda semana de outubro de 1717. A história completa do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida e as primeiras devoções e milagres, podem ser conferidas no nosso E-book Nossa Senhora Aparecida.

 

Primeira Capela

 

O vigário da cidade de Guaratinguetá resolveu construir uma capela no Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. As obras terminaram em julho de 1745. No dia 20 de abril de 1822, o imperador Dom Pedro I, juntamente com uma grande comitiva, fizeram uma visita à capela para homenagear a imagem milagrosa.

A quantidade de pessoas e romeiros que visitavam a imagem aumentava a cada dia. Por isso, em 1834, deram início às obras da igreja que é conhecida hoje como Basílica antiga. Ela era bem maior que a capela e foi consagrada no dia 8 de dezembro do ano de 1888.

 

Aos Cuidados dos Missionários Redentoristas

 

Os Missionários Redentoristas é uma congregação de origem italiana fundada por Santo Afonso Maria de Ligório e outros cinco companheiros em 9 de novembro de 1732. Chegaram à Aparecida em outubro de 1894. Eram padres, religiosos e irmãos que se dedicavam ao trabalho de atender a todos os romeiros que chegavam para rezar e cumprir suas promessas a Nossa Senhora Aparecida. E são eles que ainda continuam sua missão de cuidar da Basílica e de seus romeiros até o dia de hoje.

 

Coroação da Imagem

 

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi solenemente coroada em 8 de setembro de 1904. A coroa foi um presente da Princesa Isabel e era cravada com diamantes e pedras preciosas. A imagem passou a ser apresentada, então, com o manto azul anil, bordado com ouro e pedras preciosas.

A celebração foi presidida por Dom José Camargo Barros. Estavam presentes o Núncio Apostólico, vários bispos, o então Presidente da República, Rodrigues Alves, e grande multidão. Após este fato, o Santo Padre concedeu ao Santuário de Aparecida outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e indulgências para os romeiros em peregrinação ao Santuário.

 

Basílica Menor

 

Em 29 de abril de 1908, a Igreja passou a ser chamada de Basílica Menor e sua sagração se deu no dia 5 de setembro de 1909. Para a solenidade o Papa Pio X enviou, de Roma, relíquias de São Vicente Mártir. No dia 17 de dezembro de 1928, a vila que crescera em volta da Basílica e que pertencia ao município de Guaratinguetá, fica independente, tornando-se o município de Aparecida. O Papa Pio XI decreta Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930.

 

Nova Basílica

 

O número de romeiros não para de crescer ano após ano, assim como o testemunho de graças e milagres alcançados. Por isso, uma nova basílica, bem maior, começou a ser construída em 1955 para acolher o numeroso fluxo de romeiros vindos de todo o país.

Benedito Calixto, o arquiteto responsável pela obra, idealizou um edifício no formato da cruz grega. A igreja tem 168m de largura por 173m de comprimento. Suas naves chegam a 40m de altura e a cúpula central alcança 70m de pé direito. É uma obra impressionante.

Em 1967, na festa de 250 anos da devoção à Nossa Senhora Aparecida, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a Rosa de Ouro, gesto repetido pelo Papa Bento XVI, que ofereceu outra Rosa, em 2007, por ocasião de sua Viagem Apostólica ao país, reconhecendo a importância da devoção a Nossa Senhora Aparecida e do Santuário de Aparecida para o Brasil.

 

Um Dia Dedicado à Nossa Senhora Aparecida

 

No dia 4 de julho de 1980, numa celebração eucarística solenemente conduzida pelo Papa João Paulo II, a Basílica nova de Nossa Senhora Aparecida foi finalmente consagrada. A Basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, a quarta igreja mariana que recebe mais visitas no mundo, com a incrível capacidade de receber 45 mil romeiros no seu interior.

A festa em honra de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é celebrada no dia 12 de outubro. Este dia é feriado para os brasileiros desde 1980. A Lei Federal nº 6.802 (30/06/1980) decreta oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa. Esta Lei Federal também reconhece Maria como sendo a protetora e padroeira do Brasil.

 

Oração a Nossa Senhora Aparecida

 

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.  Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.  Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.

Amém.

 

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.