Se aproxima o natal e as lojas, como de costume, já estão oferecendo os tradicionais enfeites natalinos a seus clientes. São árvores, bolas, luzes e uma infinidade de papais noéis. Há não muito tempo, era bem difícil encontrar o presépio nas vitrines das lojas, como se Jesus tivesse perdido o posto para o que passou a ficar conhecido como “o bom velhinho”. Embora este último seja encontrado com mais frequência e em representações muitas vezes curiosas, o presépio voltou a aparecer nas prateleiras e as famílias podem ensinar aos filhos o verdadeiro sentido do Natal que é o nascimento de Cristo.

Apesar disso, o presépio ainda é discreto na decoração de lugares públicos. É bem mais comum encontrar a diversidade de luzes, bichos de pelúcia gigantes e até a representação de cidades da Lapônia com neve artificial e tudo o que o imaginário popular poder impulsionar. Chegou a hora de mostrar o presépio a todos os povos e sua luz deífica nos iluminar.

Este ano, com toda a problemática que estamos experimentando com a pandemia da Covid-19, o novo coronavirus, façamos a seguinte campanha: NÃO DEIXE DE MONTAR O PRESÉPIO! Devido as exigências sanitárias, como a redução do número de pessoas nas celebrações religiosas, as paróquias, capelas e comunidades vêm se organizando da melhor forma para oferecer conforto espiritual aos fiéis, por meio das cerimônias natalinas. Obviamente já se realizavam as celebrações nas residências como o “Natal em Família”, a novena natalina. Devemos intensificar ainda mais estes rituais íntimos no seio de nossas casas, mesmo que com o auxílio da tecnologia, tendo a participação de amigos e outros familiares via vídeo conferências.

Já em 2019, o Papa Francisco, reconhecendo a necessidade da preservação do costume e tradição da montagem piedosa do presépio, escreveu a Carta Apostólica Admirabile Signum – O Sinal Admirável – sobre o significado e a importância do presépio, animando os cristãos a não deixarem de rememorar a cena evangélica do nascimento santo. Segundo o papa, “montar o presépio em nossas casas ajuda-nos a reviver a história ocorrida em Belém. Naturalmente os Evangelhos continuam a ser a fonte que nos permite conhecer e meditar esse Acontecimento; porém, sua representação no Presépio ajuda-nos a imaginar as várias cenas, estimula-nos os afetos, convida-nos a nos sentirmos envolvidos na história da salvação, contemporâneos desse evento que se torna vivo e atual nos mais variados contextos históricos e culturais.” (Admirabile Signum – nº 3).

É preciso preparar o ambiente não apenas para estas celebrações, mas principalmente para permitir que o Menino Deus nasça no coração de nossas famílias. Assim, mais do que nunca, é preciso montar o presépio em lugar de destaque. Se você já o tem, convide a todos os membros da família para simbolicamente cada um posicionar os personagens no cenário do nascimento santo. Busque fazer com que todos participem. Faça uma oração no início como o Pai-Nosso. Se pode até fazer uma leitura bíblica e a recitação de um salmo. Ao final da montagem é aconselhado rezar uma Ave-Maria. Esta prática de montar o presépio com as crianças é uma rica herança que infelizmente estamos perdendo.

Se você ainda não possui um presépio, é possível encontrar nas lojas, principalmente as de artigos religiosos católicos. Aqueles com dotes mais artísticos podem até criar um com os materiais mais diversos. O importante é não deixar de montar o presépio.

De acordo com as fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco em 1223. O pobrezinho de Assis quis reproduzir o grande acontecimento em argila na floresta de Greccio, região do Lácio, na Itália. Posteriormente, usou pessoas reais. Seu objetivo era catequético/evangelizador, proporcionando uma experiência na qual, como expectadores, pudéssemos assistir a cena sagrada, explicada visualmente e de maneira teatral, às pessoas mais simples, mostrando-lhes o significado e a importância do nascimento do Salvador. Com o tempo, a tradição de montar o presépio dentro das casas, foi se popularizando pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Os presépios podem variar em tamanho. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs ou nas igrejas. No entanto, é possível encontrar também presépios em lojas, empresas, praças, escolas, hospitais e até mesmo em presídios.

Desta maneira, se você é proprietário de uma loja, empresa ou qualquer instituição, aproveite a oportunidade de evangelizar com o presépio. Faça a montagem no jardim, no hall de entrada, na recepção ou até mesmo no escritório, onde algumas vezes você pode atender seus amigos e clientes. Com toda certeza, ao avistarem a cena da grande noite do nascimento do Deus encarnado, a esperança se reacenderá como o sol da justiça nos corações de muitos que se encontram angustiados e perdidos nas trevas.

Montar o presépio é uma responsabilidade evangelizadora de todo cristão. Além de ser evangelização para os outros, é também para mim mesmo em particular, a fim de não perder o foco no Cristo. Por isso, mas do que nunca, não deixe de montar o presépio.

 

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.