A Virgem Maria possui muitos títulos. Pode ser que ela seja a mulher que mais recebeu nomes em toda a história. Os títulos fazem referência à sua vida e virtudes, a outras qualidades, a lugares em que recebeu grande devoção e às suas aparições.

Assim, Maria é Nossa Senhora da Conceição, das Graças, das Dores, dos Prazeres, de Lourdes, de Fátima, de Aparecida… A lista é infindável. Mas é necessário ensinar e lembrar aos fiéis que se trata de uma mesma pessoa. É a Mãe de Deus, Maria, esposa de José.

Grande parte da vida de Maria é relatada nos evangelhos, mas há algo sobre ela também nos livros apócrifos, aqueles que não foram aprovados na listagem bíblica. Da mesma forma, a tradição, desde a antiguidade, com os Santos Doutores, conserva escritos sobre ela, culminando com a discussão sobre os dogmas marianos, sendo o primeiro proclamado no 1º Concilio de Éfeso em 431, Maria, Mãe de Deus (Theotokos). Após este ato a primeira igreja mariana foi erguida, a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, Itália. Depois desta, diversas outras igrejas foram dedicadas à Virgem Maria com os seus mais diferentes títulos.

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.