Madre Teresa nasceu na cidade de Skopje, na Macedônia no ano de 1910. Desde muito nova já demonstrou seu interesse em ajudar o próximo, principalmente os menos favorecidos. Em plena juventude ela se muda para a Irlanda e passa a ingressar na ordem das irmãs de Nossa Senhora de Loreto, ela tinha apenas dezessete anos de idade na época.

Poucos sabem mas Madre Teresa foi o nome que a mulher passou a adotar ao se dedicar exclusivamente à igreja. Ela nasceu com o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu. Mas por que Madre Teresa de Calcutá?! Por que ao completar seus votos finais em 1937 ela estava em uma missão na cidade de Calcutá na Índia. Lá Madre Teresa era professora em um convento, que mais tarde passaria a ser diretora.
 
Calcutá torna-se de fato parte inseparável de sua vida em 1946 quando recebeu sua maior missão de vida, servir aos mais pobres dos pobres, e ali existiam milhares, senão milhões. Para se tornar mais próxima da população a Madre passa a se vestir com um sári e sem sapatos caminhava por todas as favelas da cidade.
 
Seu trabalho com os mais necessitados recebeu tamanha admiração por parte do governo indiano que mesmo não tendo o cristianismo como religião principal condecorou a Madre com o título de cidadã indiana, logo após o Vaticano solicita à Madre a fundação da sua Ordem das Missionárias da Caridade.
 
A pequena mulher de aparência frágil e esguia recebeu o apelido de “a força tranquila”, para os indianos ela emanava energia espiritual através de suas ações e emocionava quase todos que encontrava.

Haviam aqueles que questionavam o trabalho que ela fazia e diziam que não causaria diferença em meio a tantos famintos e desesperados, porém a própria Madre dizia que ela poderia ser uma apenas, mas que ela faria o possível enquanto vivesse pelos mais necessitados.


Madre Teresa recebeu em 1979 o prêmio Nobel da Paz e se tornou uma das maiores forças humanitárias do século passado, uma força de uma única mulher. Uma mulher de fé.