Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos.

Hoje 01 de Novembro é solenidade de Todos os Santos e amanhã celebramos o Dia de Finados. Você pode até perguntar o que uma celebração tem a ver com a outra? Respondo: para chegarmos à glória nos céus precisamos morrer na carne, como diz São Paulo em Filipenses 1, 21: “Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro”.

Ou seja, o que importa e precisa mover nossos corações é o desejo de Céu, é o desejo de estar com Cristo na glória. Existem santos que veneramos e muitos deles não sabemos o nome por isso esta data tão linda, para celebrar a todos aqueles que nos precedem no céu.

A Igreja considera santas as pessoas que viveram como nós, com dificuldades, mas lutaram e foram exemplos do bem em sua trajetória. E nos deixam um grande exemplo e olhando para eles precisamos ter o desejo de lutar todos os dias para alcançarmos esta grande dádiva de contemplar Deus em sua glória e experimentar a verdadeira e eterna alegria, o lucro como diz São Paulo.

O dia de Todos os Santos é para nos abrir os olhos ao desejo que sempre precisa arder forte em nossos corações o desejo de céu, que começa aqui, nas nossas lutas diárias para sermos melhores cristãos. Assim olhando para nossos irmãos santos que já contemplam a glória, rezemos para aqueles que necessitam de nossas orações para que alcancem essa linda graça de estar com Deus no céu um dia.

Santos e Santas de Deus, rogai por nós!