São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso na Cilícia, cidadão romano. Perseguidor das primeiras comunidades cristãs, foi conivente  com o assassinato de Estêvão, primeiro mártir da Igreja. Ele estava presente e consentiu com tudo o que aconteceu. Paulo era um homem culto, poliglota, foi discipulado por Gamaliel um homem muito influente na época.

Enquanto perseguia os cristãos, a caminho de Damasco, teve uma visão de Jesus envolto em uma luz incandescente que o cegou. No meio da luz, o rosto de Jesus surgiu e perguntou: “Saulo, por que me persegues?”. E ele respondeu: “Quem és tu, Senhor?” A imagem respondeu: “Eu sou Cristo, a quem tu persegues”. Neste instante, a luminosidade cegou Saulo. “Desesperado, ele ouviu a voz de Jesus dizer que ele devia procurar justamente o grupo de cristãos que iria destruir.”

Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco, onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber.

Ananias, discípulo do Senhor, por ordem Dele foi ao encontro de Saulo e, impondo-lhe as mãos disse: “Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo. No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo escamas, e recuperou a visão. Levantou-se e foi batizado”.

A partir de então Paulo passa a pregar o evangelho que antes perseguia. Jesus transformou o grande perseguidor de sua santa fé no maior propagador do Evangelho que o mundo já conheceu.

A conversão de São Paulo é uma das mais importantes histórias da Igreja. Mostra o poder da graça divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no “Apóstolo Paulo”. Ele próprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs. Por causa disso atribui a si mesmo o título de “o menor entre os Apóstolos” e ainda, de “indigno de ser chamado Apóstolo”.

Mas Deus, que conhecia a sua retidão, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevão, cena descrita nos Atos dos Apóstolos. A visão de Estevão apontando para os céus abertos e Cristo, aí reinando, domina a vida toda de Paulo, o grande missionário do Cristianismo.

Paulo foi martirizado em Roma juntamente com Pedro, por estarem tentando difundir ainda mais o cristianismo. Como tinha o título de cidadão romano, livrou-se da crucificação e morreu decapitado.