Comemora-se em 22 de fevereiro, a Festa da Cátedra de São Pedro que celebra um símbolo que segundo a tradição não é de poder como a maioria das pessoas pensa, mas a de uma autoridade humilde a serviço. A cátedra é a cadeira na qual o bispo, uma pessoa legitimamente investida se senta, representando a autoridade de um líder que deve santificar, ensinar e governar a igreja a ele confiada.

O papa é antes de tudo o bispo de Roma. Sua cátedra não fica na Basílica de São Pedro, mas na Basílica de São João de Latrão, que é a Catedral de Roma, a primeira das quatro basílicas papais a ser construída. Aliás, catedral é assim chamada por conservar em seu interior a cátedra, a cadeira do bispo. É uma categoria de igreja, assim como outras, tais como basílica, paróquia, capela e oratório.

A Basílica de São João de Latrão é assim chamada por anteriormente ter existido no local o palácio da família romana lateranense ou Laterano. Quando da adesão do Imperador Constantino (272 d.C. – 337 d.C.) ao cristianismo, ele ofereceu o palácio lateranense ao bispo de Roma que logo o ampliou, sendo também construída a ele anexo, a igreja. Desta maneira, o bispo de Roma (o Papa) morava no palácio e presidia as principais celebrações na igreja. A Basílica de São Pedro é posterior e o papa só passou a residir lá no século 15, após o retorno do papado a Roma após o período cismático de Avignon, na França.

A Festa da Cátedra de São Pedro existe desde o século 4º e evoca a unidade da Igreja. Ela é Católica, que quer dizer universal; Apostólica, tendo como fundamento o ensino e testemunho dos apóstolos; Romana, por sua sede estar em Roma. Lembra a confissão da figura de destaque entre os apóstolos, São Pedro, pastor e líder máximo da Igreja universal. No relato evangélico Jesus confia a Igreja aos cuidados do governo de Pedro quando disse:

E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja;  as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mt 16, 18-19)

A Cátedra de São Pedro, porém, uma relíquia da antiguidade, embora se discuta se foi realmente utilizada pelo primeiro papa, encontra-se na Basílica a ele dedicada, que com a construção do novo templo nos séculos 16 e 17, para lá foi enviada. Está dentro da escultura barroca de uma cátedra de espaldar alto, magnifica obra de Gian Lorenzo Bernini.

Bem sabemos por meio dos relatos bíblicos que Jesus instituiu os Apóstolos para o governo da Igreja, lhes dando autoridade para isso. Tem sido assim desde a antiguidade, numa transmissão ininterrupta que chamamos Sucessão Apostólica. Apenas um bispo pode ordenar uma pessoa ao ministério. E ele assim deve fazer em unidade com o papa. Nenhuma pessoa a seu bel prazer pode exercer uma função eclesiástica sem a autorização do ordinário local, que no caso de uma paróquia é o pároco, que por sua vez, recebe sua autoridade do bispo da diocese onde está.

Ignorar a isto é colocar-se fora da Igreja, do pastoreio do bispo. Torna-se uma ovelha desgarrada por sua autoexclusão. E é o próprio Jesus quem diz isso quando afirma:

Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza, a mim despreza. (Lc 10, 16)

 

Também os antigos padres assim conservaram e preservaram esta verdade ao dizer que:

Onde está o bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja católica. (SGARBOSSA, Mario. GIOVANNINI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulinas, 1983. P. 333.)

 

Ao celebrar a Festa da Cátedra de São Pedro rezamos pelo Papa, sua missão de primeiro servidor e pela unidade da Igreja.

 

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.