História para as crianças conhecerem São Bento

São Bento (480-547) é um santo muito querido. Sua medalha e oração correspondente é deveras utilizada dependurada ao pescoço, em adesivos nos automóveis e em outros lugares. Mas quem é São Bento? São poucas as pessoas que sabem dizer quem ele é. Sua história não é tão conhecida assim como sua medalha.

Com o objetivo de preencher esta lacuna o monge beneditino Dom João Baptista Barbosa Neto apresenta Bentinho: a História de São Bento contada às crianças, da Editora Paulus. A obra faz parte da coleção amigos de Deus, da qual o autor é coordenador.

São Bento é um dos maiores santos da Igreja. Fundador de uma ordem religiosa (beneditinos), escreveu uma regra de vida que ainda hoje é seguida por homens e mulheres espalhados em milhares de mosteiros pelo mundo. A vida de São Bento foi escrita por São Gregório Magno, que havia sido monge e se tornou Papa.

São Bento sabia que ninguém passa na nossa vida por engano. Tudo tem um propósito. Ele passou pelo mundo fazendo o bem e enfatizou a importância da oração, do silêncio, do trabalho e da presença de Cristo no irmão.

O mosteiro como São Bento pensava é como uma escola. Nele o monge aprende a amar. A perceber que Cristo está presente nas pequenas coisas e ele age por meio de gestos de amor. Assim, o mosteiro é um exemplo de harmonia para toda a sociedade.

Há de se dizer, que a busca da santidade está repleta de empecilhos, obstáculos. Não foi diferente com São Bento. Ele sofreu ao menos dois atentados contra sua vida. Mas era um homem confiante. Sua perspicácia e atenção… e a Graça de Deus o salvaram. Tentaram envenená-lo. Deus não permitiu. O santo sempre fazia o sinal da Cruz. Por isso ele é invocado contra a inveja e às armadilhas do maligno.

A publicação tem também o cunho vocacional. Não que todas as crianças que a leiam venha a ser tornar monges e monjas, mas se tornem homens e mulheres melhores, amigos de Deus, como são Bento nutriu uma amizade santa com o Senhor.

Eis uma oportunidade para o santo patriarca dos monges do Ocidente ser apresentado às crianças. Se não contarmos esta história, uma outra, talvez até inadequada possa ser transmitida a elas.

 

Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB
Mosteiro de São Bento de São Paulo

 

Conheça o Mosteiro de São Bento, Site | FaceBook

 

.

.

.

Adquira o Livro Bentinho o Amigo de Deus

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.