Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus.  Anunciação do Senhor, também conhecida como Anunciação da Virgem Maria, é a celebração do anúncio pelo Arcanjo Gabriel enviado por Deus, para a Virgem Maria que ela seria a mãe de Jesus Cristo.

Apesar da virgindade, Maria milagrosamente conceberia uma criança, que seria chamada de Filho de Deus. Gabriel disse a Maria ainda que deveria chamar a criança de Jesus (“Salvador”). De acordo com a Bíblia (Lucas 1:26), a Anunciação ocorreu no “sexto mês” da gravidez de Isabel, a prima de Maria e mãe de João Batista.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

“Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”