O Sentido das Sagradas Escrituras.

 

As Sagradas escrituras são fundamentais para uma vida espiritual próxima de Deus. A espiritualidade católica se alimenta da tradição, da experiência dos Santos, sobretudo na palavra de Deus sua Teologia e medição.

A Bíblia sagrada é fonte inesgotável de Sabedoria, suas palavras são a revelação da verdade. Quando temos contato com a palavra, com a verdade revelada por Deus, somos chamados a liberdade e a santidade.

A organização do texto bíblico latino é fruto do trabalho de um grande Santo da Igreja Católica do século IV-V d.C. São Jerônimo.

São Jerônimo, traduziu, organizou e fez as explicações da Bíblia que ficou conhecida com o nome de Vulgata em latim. São Jerônimo, foi batizado aos vinte e cinco anos pelo Papa Libério, São Jerônimo foi chamado a vida monástica e viveu uma vida de oração e trabalho profundo, nascido na Dalmácia, atual Croácia, seu método de estudo e tradução bíblica, se espalhou até chegar a Roma. Formou uma comunidade monástica na Gália atual França para dedicar-se a oração e ao trabalho de tradução e organização dos escritos bíblicos. Profundo conhecedor de hebraico e Grego concluiu este trabalho monumental e mudou-se para Belém, cidade em que Jesus nasceu, conviveu no monastério com a monja Santa Paula, foi esta monja, que fundou o primeiro Monastério na cidade de Belém.

Por causa, de sua importância o texto bíblico recebeu destaque no mês de setembro na Igreja Católica visto que neste mês também recordamos São Jerônimo. Aos estudantes de Teologia e a estudos bíblicos, aos católicos é dirigida a oração de São Jerônimo.

 

Oração de São Jerônimo:

 

“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens através dos séculos pelas Sagradas Escrituras, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as escrituras e se dêem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.

São Jerônimo, ajudai-nos a considerar os ensinamentos que nos vem da Bíblia, acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do vosso Pai expressa nas Sagradas escrituras. Amém.

São Jerônimo, rogai por nós.”

 

 

Ao lermos a Bíblia nós católicos recorremos a tradição da Teologia e dos escritos dos Santos da Igreja para entendermos a verdade revelada pela palavra de Deus.

 

Este ensinamento de Deus nos é transmito de geração em geração para que não percamos o alimento espiritual da palavra que nos orienta em direção a eucaristia e viver em liberdade conforme a vontade de Deus.

 

 

 

 

Prof. Dr. Schuck N.
Doutor pela Puc SP.

 

Confira os mais variados Artigos Religiosos Católicos em nossa loja virtual.